Educação: desafios e oportunidades

OPINIÃO - Wilson Kunze

Data 06/07/2024
Horário 05:00

A experiência da docência no ensino superior me propiciou uma evolução maravilhosa como profissional ao longo dos últimos anos, sempre procurando aprender e aperfeiçoar o modo de conduzir aulas dinâmicas e interativas. Aquele jovem que passou pelas mais diversas experiências boas e ruins soube identificar em seu passado aquilo que se tornou sua base para ser professor, experimentando e vivenciando com paixão a experiência da docência, procurando sempre inovar em sua prática, mesmo diante de algumas dificuldades impostas pelo sistema como um todo, retratadas brilhantemente por Moran em suas obras.
Os casos que utilizava em sala de aula, apesar de pequenos, foram sempre muito bem recebidos pelos estudantes, por permitirem vincular em contexto educacional, a teoria com a prática, algo que muitas vezes não é valorizado como deveria ser, visando à formação e preparação de profissionais para que não se frustrem ao encarar o mercado de trabalho. Existe muita teoria, mas quando tentamos entender como isso acontece na prática, há um abismo que ainda separa ambos. Portanto, é essencial estimular a produção acadêmica de obras que retratem a realidade e a dinâmica que ocorre fora das faculdades e universidades, visando a estudos e pesquisas que atendam as demandas da sociedade, vinculando a busca do conhecimento com base no presente tão real e ansioso por respostas para os problemas vivenciados.
A carência de estudos e obras que abordem e relatem experiências reais do que acontece no mercado empresarial, é uma imensa oportunidade de aproximar a teoria do ambiente educacional com a prática do mercado de trabalho. O incentivo à realização de pesquisas de campo junto às empresas é algo que ficou um tanto esquecido ao longo da história nos cursos de graduação. Infelizmente, temos uma grande quantidade de professores que sequer faz ideia de como os negócios são geridos na prática, pois sequer passaram um dia numa loja de varejo, numa indústria, numa empresa de prestação de serviços, ou seja, tudo que repassam em sala de aula é embasado em teorias, sem noção prática alguma. 
Em geral ainda há pouca interação das instituições de ensino com as empresas sediadas nas suas regiões. Este, por sinal, é outro problema, pois se abordam nos cursos superiores, principalmente em cursos de Administração e Negócios, muita teoria embasada com o que acontece nas grandes corporações, sendo que o maior percentual de oportunidades no mercado de trabalho está inserido nas pequenas e médias empresas, e quer queira ou não, funcionam de modo diferente. Isso sem falar que estes cursos deveriam ter um foco cada vez maior na questão do empreendedorismo e da inovação, para que os estudantes tenham a perspectiva de que com uma boa formação, eles estarão preparados e terão oportunidades para atuarem nas mais diversas organizações ou ainda criar seu próprio empreendimento.
Quer dar mais dinamismo às suas aulas? Você pode, além de ler o livro “Casos Empresariais: a tomada de decisão na prática”, me contratar para dar dicas ou até mesmo oficinas para que a realidade em sala de aula se transforme totalmente, tornando as aulas dinâmicas e gerando um interesse que talvez você não acredite que possa conseguir.  
 

Publicidade

Veja também