Eduardo César da Silva Oliveira, o Edu da Padaria, do Partido Progressistas, foi convocado pelo presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, vereador William Leite (PP), para tomar posse nesta quarta-feira, às 10h, em sessão extraordinária. O chefe do Legislativo prudentino entregou o ofício ao suplente na tarde desta segunda-feira, na Sala da Presidência da casa de leis, na presença do diretor da Secretaria “Luiz Maurício Sandoval”, o servidor de carreira Mauro Alves do Santos.
O suplente ocupará a cadeira do vereador licenciado Tiago Oliveira, nomeado pelo prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã (Republicanos), como chefe da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), pelo Decreto 36.150.
Conforme delimita o Regimento Interno do Parlamento Prudentino, em seu artigo 117, o vereador pode se licenciar em diversas hipóteses, dentre elas, como aponta o inciso IV, “exercer o cargo de secretário municipal ou presidente de órgão da administração pública municipal indireta, ou equivalente na esfera estadual ou federal”. O mesmo dispositivo, em seu parágrafo 5º, pontua que a licença é automática após o decreto publicado e a mesma perdurará “até a sua exoneração, renúncia ou término do mandato”.
Quarta tentativa
Nas eleições de 2024, Edu da Padaria obteve 1.610 votos e é o primeiro suplente de vereador do PP. Esta foi a sua quarta tentativa de se eleger ao Legislativo prudentino.
Nascido e criado em Presidente Prudente, Edu estudou onde, na época, se localizava a Creche Ondina Quirino Gerbasi; na Escola Municipal Krisan Martin; no CIEM (Centro Integrado de Educação Municipal), localizado na EM Professora Vilma Gianotti Martinez; e completou o ensino médio na Escola Estadual Fátima Falcon. O vereador iniciou o ensino superior em Gestão Pública, mas não finalizou. Agora, pretende retomar os estudos e concluir o curso.
Edu da Padaria começou na política aos 16 anos e afirma que foi graças ao estabelecimento onde trabalha, a Panificadora Pão de Prata, que conseguiu ser reconhecido. “Foi ali onde eu consegui fazer o meu nome, a minha história”, conta.
“Hoje, eu estou me licenciando da presidência do bairro do Jardim Monte Alto e do cargo de vice-presidente do Campp [Conselho das Associações de Moradores de Presidente Prudente]”, explica, afirmando ainda que continuará trabalhando na panificadora na parte da manhã, mas durante os períodos vespertino e noturno se afastará. “Eu estou entrando para ouvir aos anseios da população. Trabalhar por Presidente Prudente e fazer com que a nossa cidade cresça”, pontua.