Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, no Paço Municipal Prefeito Florivaldo Leal, foi formalizada a inclusão de Presidente Prudente no roteiro da 30ª edição do Rally dos Sertões.
A cidade será a única sede na região Sudeste do país a receber o itinerário do evento, que em 2022, será o maior do mundo em termos de percurso, com 4.811 km (quilômetros) cronometrados de prova, superando o Rally Dakar, que neste ano aconteceu na Arábia Saudita. De acordo com o cronograma do Rally dos Sertões, entre os dias 27 e 29 de agosto, Presidente Prudente será ponto de chegada da 2ª etapa, que terá início em Umuarama (PR) e ponto de partida da 3ª etapa, que tem Campo Grande (MS) como destino final.
“O Rally irá abrir os festejos dos 105 anos de Prudente”, indicou o prefeito Ed Thomas (PSB). “É um presente que a gente ganhou. Algo que fica marcado na história. Serão três dias de festa: sexta, sábado e domingo”. O chefe do Executivo prudentino também indicou que no Recinto de Exposição Jacob Tosello ficará montada uma grande tenda de atendimento dos pilotos e do pessoal da organização do Sertões 2022. Haverá também uma tenda gastronômica denominada Vila Sertão, organizada pela Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).
O presidente da Feapp, Leandro Pires, frisou que a federação ficará responsável pela praça de alimentação do evento, que segundo ele, será uma oportunidade para apresentar o trabalho das entidades. “Tudo que irá movimentar as vendas será sob os cuidados da Feapp. É um evento muito importante para Prudente e região. Iremos trabalhar as campanhas das entidades, como o troco solidário. Então, o fluxo de pessoas que irá gerar será uma oportunidade de nós divulgarmos o trabalho das entidades”, realça Leandro. Cerca de 2 mil pessoas da organização do Rally dos Sertões deverão passar pelo município ao final de agosto.
O secretário municipal de Turismo, Adolfo Padilha, realçou que a inclusão da cidade no roteiro do Rally dos Sertões 2022 é uma grande forma de divulgação de Presidente Prudente a nível nacional. “Acho que uma cidade é como um produto. Só compra o produto quem vê a promoção, a propaganda. O primeiro ponto é a divulgação de Prudente”, pontuou Padilha. “Ontem [quarta-feira] oficialmente quando os organizadores divulgaram o percurso, todas as plataformas, as mais importantes do país, estavam dizendo o nome da nossa cidade como parte do roteiro deste evento, que é a maior do mundo no segmento de rally em 2022”, completou.
“Prudente só tem a ganhar. É o envolvimento de vários segmentos da sociedade: o pessoal dos motoclubes, os jipeiros, o pessoal da arrancada... São muitas pessoas envolvidas”, frisou o gestor de Turismo. Segundo ele, “o evento é a cereja. Fazê-lo virar um bolo inteiro depende do empenho de todos nós”.
O advogado prudentino, Luís Henrique dos Santos, que atualmente reside em São Paulo, já participou de duas edições do Rally dos Sertões, em 2019 e 2021, na categoria self de motos, onde os pilotos não têm apoio mecânico. “A gente mesmo fazia os consertos na moto e manutenções diariamente”. Em 2019, o prudentino sagrou-se campeão da categoria self, e, no ano passado, ficou com o vice-campeonato.
O competidor recebeu com felicidade a notícia de Prudente como uma das sedes do evento em 2022. “Fiquei muito surpreso e feliz com a passagem da prova pela minha cidade natal onde mora boa parte da família”.
Nesta edição, em que celebra 30 anos de história, o Rally dos Sertões deixará de ser o maior rally da América Latina para se tornar o maior do mundo, superando o Dakar. Serão 15 dias de provas e 14 cidades anfitriãs, nas cinco regiões do país, passando por oito Estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará.
A prova começará em Foz do Iguaçu, no Paraná, e seguirá para o norte, passando por Prudente, em São Paulo; Campo Grande, em Mato Grosso do Sul; Barra do Garças, em Mato Grosso; Palmas, no Tocantins, dentre outras cidades sedes. Eles percorrerão 7.216 km, com 4.811 km de competição plena.
A largada da prova ocorrerá em Foz do Iguaçu, de onde os competidores seguirão para Umuarama, no mesmo Estado. O trecho entre o Paraná e Presidente Prudente, explica a organização, será o mais difícil da história do evento. Isso porque haverá desafios aos pilotos - que correrão em pistas agrícolas de velocidade elevada - e demandas ainda maiores aos navegadores, que precisarão decifrar rotas com complexidade inédita e entre plantações de cana.
SERVIÇO
Os interessados em participar da competição podem se inscrever pelo site oficial sertoes.com, mediante o pagamento da taxa. Há quatro modalidades: carro, moto, UTV e Quadri.
Reprodução/ Rally dos Sertões