Entre rápidas passagens pelo Paço Municipal e despachos feitos de sua própria residência, o prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (MDB), segue em recuperação de um quadro de angina (ameaça de infarto do miocárdio). O secretário municipal de Comunicação, Miguel Francisco, explica que o chefe do Executivo não chegou a se afastar totalmente de suas atividades, no entanto, na última segunda-feira, mesmo após ter confirmado presença na confraternização da equipe de comunicação da administração municipal, Ed Thomas não compareceu ao encontro por não estar se sentindo bem, ocasião em que teve que novamente recorrer a um médico.
“A gente percebe que ele não está 100%. Então, acho que vai levar um tempinho para que essa recuperação seja total”, revela Miguel Francisco. Como noticiado neste diário, o prefeito teve alta do Hospital Unimed/Nossa Senhora das Graças no dia 15, depois de passar dois dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um dia em observação, após ter sido submetido a um cateterismo, que não constatou alterações que pudessem indicar um infarto. Ele foi levado ao pronto-socorro depois de sentir dores no peito.
A expectativa, segundo o secretário de Comunicação, é de que Ed Thomas passe novamente pela Prefeitura na terça-feira, último dia de seu mandato. “Penso que ele vai dar uma passada para assinar alguns derradeiros documentos, apesar de isso ir contra a orientação médica, o que também não é o desejo da equipe nem dos amigos. A gente gostaria que ele estivesse em isolamento para se recuperar. Focado 100% na recuperação. Mas, quem conhece, sabe que ele não consegue”, comenta Miguel Francisco.
O secretário de comunicação afirma que o prefeito faz um balanço positivo de seu mandato, já que assumiu a Prefeitura em um momento “crítico”, vivenciado não só pela capital do oeste paulista, mas por todo o mundo, em função da pandemia de Covid-19. “Foi um momento muito crítico, no qual o prefeito priorizou salvar vidas e, naqueles dias de dificuldade, ele priorizou investir na saúde, equipamentos, no que fosse necessário, mas as pessoas não entendem que existe um orçamento, um planejamento, só que aquela emergência não estava no planejamento, não tinha o orçamento específico para aquele momento, para aquela ocasião”, recorda.
Miguel Francisco ainda cita, entre outras dificuldades enfrentadas pela atual gestão, não previstas no orçamento, a questão do lixo, com a proibição do depósito no aterro sanitário municipal; a queda da empresa que executava o transporte coletivo na cidade; assim como o problema com a iluminação pública que resultou em investimento para um município 100% LED. “São demandas que não estavam previstas, e tudo isso onerou o orçamento municipal. E, agora, no fechamento, enfrentamos dificuldade. Mas, o balanço é positivo porque na administração do Ed Thomas, em nenhum momento, houve uma denúncia de corrupção, de desvio de verba. A seriedade com o dinheiro público é um dos princípios pessoais dele”, ressalta.
Em relação à transição para a nova gestão, Miguel Francisco pontua que Ed Thomas determinou que toda sua equipe colaborasse e disponibilizasse todas as informações que fossem requeridas pelo grupo do prefeito eleito, Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), e seu vice, José Osanam Albuquerque Junior, do PL (Partido Liberal).
“Está sendo uma transição, acima de tudo, com muito respeito e colocando Presidente Prudente em primeiro lugar. Porque colaborar com quem está chegando, passar as informações, é colaborar com a cidade. Então, foi uma transição pacífica e harmoniosa”, avalia o secretário de comunicação.
“Ele passará o bastão desejando uma excelente administração ao prefeito Tupã, a toda equipe e seguirá torcendo pela administração do Tupã, porque torcer pela administração que está chegando é torcer por Presidente Prudente”, finaliza Miguel Francisco.
Leia mais
Após alta, Ed Thomas segue em recuperação em casa, sem previsão de retorno ao trabalho
Ed Thomas segue internado em estado estável na UTI do Hospital Nossa Senhora das Graças
Ed Thomas segue internado em UTI com quadro de angina; evolução é satisfatória, aponta boletim
Ed Thomas passa por cateterismo; quadro de saúde é estável
Prefeito Ed Thomas é internado após sentir dores no peito; Secom aguarda boletim médico