Ed Thomas deixa o PSB

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 02/11/2022
Horário 04:14

Já estava no radar do Plantão o fato de que o prefeito Ed Thomas deixaria o PSB depois de 15 anos; a maior parte (68%) de sua vida pública de 22 anos, iniciada como vereador de dois mandatos e depois deputado estadual de quatro mandatos.

HISTÓRIA EM 2 PARTIDOS
Seus primeiros sete anos como homem público foram no então PMDB, partido que deixou alegando “grave discriminação pessoal” e “mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário”. 

JÁ HAVIA FUMAÇA
Há menos de 15 dias, o Plantão noticiou a possibilidade de Ed Thomas filiar-se ao PL, durante encontro de prefeitos, dia 20 de outubro em São Paulo, com o então candidato a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos); agora eleito.

SINAL DE ACENO
Havia especulação nesse sentido e na checagem, se o caminho era aceitar convite do partido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Disse que não estava sabendo e acrescentou o seguinte: “só se me convidarem, mas ninguém me convidou ainda não”.

CALMA PARA DECIDIR
Agora, em nova conversa com Ed Thomas, o Plantão soube que a mudança vinha sendo pensada desde o período pré-eleitoral e não tomou a decisão antes das eleições e nem durante, para não ser visto como oportunista e aproveitador. 

NÃO TEM NOVIDADE
O prefeito afirma não fazer parte de sua índole se aproveitar da oportunidade. Explica que a desfiliação se dá por princípios e também que não é novidade que esteve ao lado do presidente Jair Bolsonaro, ainda que naquele momento sofresse algum desconforto. 

MOMENTO DIFÍCIL
Conforme disse às 16h de ontem, seis horas após anunciar a desfiliação, às 10h, seria cômodo tomar uma decisão difícil em momento fácil; sabendo que agora está decidindo com certo grau de dificuldade e em momento complicado.  

UM BOM PARTIDO
Ed Thomas disse que tem caminhos a seguir e que está conversando e fazendo alinhamento para se filiar em um bom partido. Já nos bastidores, o Plantão apurou que repercutiu bem a decisão de desfiliação.

PRESIDENTE DO DIRETÓRIO
A assinatura do documento ocorreu na presença do presidente do Diretório Municipal do PSB em Presidente Prudente, seu cunhado Cleiton Barbalho, irmão da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Clélia Tomazini. 

NA JUSTIÇA ELEITORAL
O ato foi testemunhado pelo secretário municipal de Comunicação, jornalista Geraldo Gomes. Caberia ao presidente do diretório protocolar, ainda ontem, a desfiliação no cartório eleitoral e encaminhar cópia do documento ao diretório estadual.

PROVÁVEL ESTOPIM
Eleito pela 3ª vez consecutiva para uma cadeira na Assembleia Legislativa, Caio França é o presidente do PSB estadual; filho do ex-governador Márcio França, que articulou a coligação com o PT pró-eleição de Lula presidente.

POSIÇÃO CONTRÁRIA
Ao contrário do partido, Ed Thomas assumiu posição de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Para governador, no 1º turno esteve com Rodrigo Garcia (PSDB) e no 2º turno com Tarcísio de Freitas.

Publicidade

Veja também