O Plantão repercute a nomeação de Guilherme Piai pelo governador Tarcísio de Freitas, de quem é correligionário no Republicanos. O prudentino passa a ocupar o cargo de secretário estadual da Agricultura e Abastecimento.
ATENÇÃO AO LEITOR
Enquanto a reportagem de O Imparcial tem espaço para tratar do assunto de forma mais abrangente, neste espaço são registrados alguns fragmentos, mas que são de igual relevância para o público leitor no sentido de ser informado e de refletir.
ESPAÇO POLÍTICO
Para o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que foi prefeito de Prudente e secretário estadual da Habitação, a nomeação de Piai é importante para a cidade e região. Classifica a conquista do importante espaço político como mérito dele.
DEPENDE DO AVAL
Sobre ajuda à cidade e região, comenta que cada secretaria tem o seu próprio orçamento, mas ainda assim depende do aval do governador. Diz que cada um tem seu jeito de administrar, no sentido da centralização ou de dar autonomia.
OLHAR ESPECIAL
O prefeito Ed Thomas (sem partido), que já foi vereador e deputado estadual, acredita que o secretário Piai terá um olhar especial para a região, embora seu compromisso seja com os 645 municípios paulistas.
INCENTIVO E CRÉDITO
Na condição de presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Ed Thomas entende que a esperança de pequenos, médios e grandes produtores seja de terem incentivo e crédito para a produção.
ORGULHO E ESPERANÇA
O presidente da Câmara de Prudente, vereador Tiago Oliveira (PTB), diz que ter um secretário no maior Estado do Brasil é motivo de orgulho e esperança para a cidade e região. Classifica Piai como prático e proativo, capaz de deixar um bom legado.
NUNCA VISTOS
Considera que o novo secretário, por conhecer a região e seu potencial agropecuário em condições de crescer ainda mais, tem condições de contribuir com ganhos nunca vistos pela população regional de Prudente, que passa de 880 mil habitantes (Censo 2022).
EM RELEVO
Para o presidente do Sindicato Rural de Prudente (patronal), Carlos Roberto Biancardi, que já foi prefeito, a nomeação de Piai é muito importante para a cidade e região, que há muitos anos não tinha um representante no secretariado do Estado.
POR MERECIMENTO
Biancardi avalia que o prudentino desenvolveu um trabalho junto ao governo estadual que o credenciou para isso, como diretor do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e mais recente como secretário executivo da secretaria.
NÃO CONHECE
Com 45 anos de atuação sindical, o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Prudente, João Altino Cremozi, que já foi vereador e presidente da Câmara, comenta que não conhece pessoalmente o novo secretário, mas que deseja boa administração.
VIVE O MEDO
Espera que Piai seja melhor que outros secretários, que dê a atenção que ainda não foi dada aos trabalhadores da agricultura familiar que vive o medo, pelo menos 50%, de fazer financiamento para produzir, não conseguir pagar a perder a propriedade da terra.