EAD e a formação em Gestão

OPINIÃO - Fernando Martinez Hungaro

Data 29/11/2024
Horário 05:00

Sabe-se que a educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que utiliza recursos tecnológicos para possibilitar a interação entre professores e alunos em diferentes locais e tempos. Essa forma de aprendizagem vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente na área de gestão pública, que demanda profissionais qualificados para atuar nas organizações públicas.
Mas quais as vantagens da EAD inicialmente para a formação em Gestão Pública? Vale lembrar de alguns benefícios dessa modalidade de ensino, tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino superior.
Em primeiro lugar, a EAD oferece maior flexibilidade de tempo e espaço para os alunos, que podem adequar seus horários de estudo à rotina. Isso permite que os estudantes conciliem seus compromissos com a formação acadêmica, sem precisar se deslocar até um campus presencial.
Além disso, a EAD reduz os custos envolvidos na educação superior, como transporte, material didático e mensalidade. Para as instituições de ensino, a EAD também representa uma redução de custos operacionais, propiciando recursos para investir na qualidade do ensino, na capacitação dos professores e na oferta de novos cursos.
Na sequência, tem-se a ampliação do acesso à educação superior, especialmente para as pessoas que vivem em regiões remotas ou que não encontram cursos presenciais de seu interesse em sua localidade. A EAD possibilita que essas pessoas tenham oportunidades de qualificação profissional e de desenvolvimento pessoal, contribuindo para a democratização do conhecimento.
Especificamente para a formação de qualidade em gestão pública, a EAD prepara os profissionais para atuarem nas diversas áreas da administração pública, como planejamento, orçamento, gestão de pessoas, gestão de projetos, gestão de políticas públicas, gestão ambiental, entre outras. Ou seja, tem-se uma opção eficiente para uma formação em Gestão Pública, ao oferecer diversas vantagens para os estudantes e para as instituições de ensino superior, além de contribuir para a melhoria da qualidade e da acessibilidade da educação brasileira. 
 

Publicidade

Veja também