A nossa escola, Carlos Alberto de Arruda Campos, manteve neste ano o mesmo rodízio do jornal O Imparcial nas salas de aula que era feito no ano passado, disponibilizado em dois dias da semana para o quinto ano, um para a sala do quarto ano, terceiro e um dia para a sala multisseriada do primeiro e segundo ano. A professora do primeiro ano e segundo ano, Maria de Fátima Faustino Costa trabalhou em a leitura individual e compartilhada de notícias, esporte, tirinhas, anúncio, com discussões sobre o assunto abordado. Além do gênero textual reportagem, identificando uma notícia, uma reportagem, as partes que compõem o produto como o cabeçalho, manchete, chamadas, imagem fotográfica, crédito, recursos infográficos. Confeccionou cartazes com esses anúncios e cada aluno expôs seu comentário sobre a importância do jornal na escola. O uso do jornal em sala de aula é interdisciplinar, sendo utilizado em qualquer momento da aula e ao final todos levam um exemplar para casa podendo, desta maneira, usufruir de sua leitura com a família.
Diversidade
A professora Alini Aparecida Ribeiro Lopes do 3º ano considera o material de uma diversidade textual bem interessante para o trabalho pedagógico. Ela o utilizou em momentos de leitura individual ou em duplas, onde eram selecionadas notícias e charges para a atividade do dia, ora em texto previamente selecionado por ela, ora pelos próprios alunos, de acordo com o seu interesse. Outro trabalho realizado por esta turma foi a construção de gráfico com o uso das informações do clima ao longo de cinco dias de uma semana. Inicialmente a professora explicou sobre as informações e o que era temperatura mínima e temperatura máxima descritas na primeira página do jornal. De terça-feira a sexta-feira, as informações eram apresentadas diariamente e na segunda-feira da semana seguinte foi apresentada a de sábado. Após este momento, a professora propôs aos alunos o recorte dessas informações e a colagem em cartaz. Em seguida, orientou e acompanhou a construção do gráfico com as informações colhidas, comparando as temperaturas mínimas e máximas de cada dia, analisando.
Oportunidade
A professora Cínthia Nunes Lufêgo das turmas de 4° e 5° ano, relatou que na sala sempre que há a oportunidade de manusear o jornal, os alunos se revezam escolhendo a notícia que mais lhe agrada e leem para a turma. Realizaram também um trabalho mais específico, que dessa vez foi a criação de charges. Eles aprenderam a ler e interpretar charges, compreendendo que a intenção desse gênero é satirizar, fazer uma crítica por meio do humor. Depois criaram suas próprias charges, utilizando-se de um acontecimento atual, que é a copa do mundo. O jornal está sendo de grande importância no trabalho dentro da sala de aula, é explorado de diversas maneiras e enriquece a experiência dos alunos ao relacionar a leitura com a realidade. Na escola as atividades foram realizadas com bastante empenho, as atividades são pertinentes do ponto de vista da aprendizagem escolar, os alunos conhecem os objetivos da tarefa, além de ter conexão com outras matérias escolares e atividades atraentes para melhorar o clima em aula e melhorar a motivação.