O 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I) celebrou ontem 48 anos de trabalhos em Presidente Prudente. Para comemorar, foi realizado na sede da unidade evento solene onde policiais militares, ex-comandantes do batalhão, entre outros, foram homenageados com medalhas e condecorações, como a Láurea do Mérito Pessoal.
Tradicionalmente, a ação teve início com a demonstração de civismo com a execução do Hino Nacional, comandada pela Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-8), sob a regência do subtenente, maestro Inácio Bratifisch.
Evento de comemoração ocorreu na manhã de ontem, na sede do comando, em Prudente
Conforme o comandante em exercício, Sílvio César Silva de Almeida Saraiva, "é bom festejar mais um aniversário, uma vez que se firma cada dez mais, a atuação dos 670 homens à frente de ações em prol da proteção e segurança de Presidente Prudente e mais 20 municípios da região".
Segundo o comandante, ao longo dessas mais de quatro décadas, homens e mulheres da corporação vêm se destacando em suas atividades profissionais. Para ele, todas as ações do grupo são dignas de reconhecimento tanto por parte da instituição, quanto da comunidade. Uma delas, é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que de acordo com ele, atende anualmente mais de 7 mil alunos de escolas públicas e particulares.
"Temos que comemorar, pois ao longo de todos esses anos fomos maximizando os serviços, evoluindo com a tecnologia, trabalhando planos de policiamento inteligente para atender as ocorrências com eficiência e uma comunicação que aproxima a polícia e a comunidade", pontua.
Homenageados
Na ocasião, ocorreu ainda a inauguração da foto do coronel Francisco Batista Leopoldo Júnior na galeria de comandantes do batalhão. Ele que conta com 30 anos de polícia e mais três de exército, esteve no comando do 18º BPM/I, de janeiro de 2012 a 2013. Atualmente, ele é chefia o Comando de Polícia do Interior (CPI-8).
"É uma honra muito grande estar entre os grandes homens que fizeram história na instituição. E me sinto feliz em ser útil no cumprimento do dever em zelar pela segurança das pessoas dessa região, que é diferenciada. Sem dúvida, uma das melhores do Estado para se viver", diz Leopoldo Júnior.
Outro homenageado foi o ex-comandante do batalhão, Geraldo Fernandes Nespoli Berardinelli, que atuou no 18º BPM/I até 2011, e hoje é coronel da reserva. "Quando somos lembrados é sinal de que marcamos de alguma forma. E com 31 anos de polícia só tenho a agradecer. A PM permite que o profissional cresça e se sinta realizado em todos os sentidos, principalmente em poder ajudar alguém que sequer conhece. E nem precisa de agradecimento, pois a ação já é a certeza de que fizemos algo de bom", destaca.
Abrangência
O 18º BPM/I é responsável pela segurança de Prudente e região, e conta atualmente com cinco Companhias PM territoriais e uma Companhia de Força Tática, responsáveis pelo policiamento ostensivo preventivo da região. Atua nos municípios de Prudente, Martinópolis, Taciba, Indiana, Caiabu, Rancharia, Iepê, Nantes, João Ramalho, Pirapozinho, Regente Feijó, Anhumas, Tarabai, Sandovalina, Estrela do Norte, Narandiba, Presidente Bernardes, Álvares Machado, Santo Expedito, Alfredo Marcondes e Emilianópolis.
Em 2013, a Polícia Militar realizou 171 mil revistas pessoais, que resultaram na prisão de 1.677 pessoas e apreensão de 944 adolescentes, 805 quilos de drogas, 158 armas de fogo e 506 armas brancas.