Com o intuito de plantar uma semente visando o impulso para a vida, ou então o recomeço, um dos principais nomes da evangelização jovem da Igreja Católica lançou nesta semana, em São Paulo, a obra "Sementes de uma Nova Geração". O missionário Francisco José dos Santos, ou simplesmente Dunga, mostra neste novo trabalho que são em situações que envolvem sentimentos como a dor, o desespero e os momentos mais duros da vida, que compreendemos quem somos e como estamos. Este é o primeiro título da parceria entre a Editora Planeta e a Canção Nova.
Em entrevista ao
O Imparcial, por telefone, o escritor – que também é cantor, compositor, pregador e apresentador do programa "PHN" ("Por Hoje Não Vou Mais Pecar"), na TV Canção Nova - revela que o livro é direcionado para duas faixas que envolvem jovens e adultos. Num primeiro momento, conversa com a juventude que está em fase de autoaprovação. Posteriormente, toca as pessoas que estão começando a exercer sua liderança na sociedade, ou então que em determinado momento de suas vidas passaram a desacreditar e precisam voltar a sonhar e recomeçar.
"A felicidade não é um lugar onde se sinta, mas que nos invade e faz com que a gente colha maravilhas, principalmente nos possibilita sonhos e nos dá forças para que se tornem reais. Recomendo este livro para quem está neste processo, começando a sonhar e para aquele que precisa voltar a sonhar, precisamos nos reinventar durante nossa trajetória e muitas vezes saber enxergar e aceitar o recomeço. É um grande incentivo para quem deseja começar uma longa caminhada, ou então para aqueles que desistiram", revela Dunga.
O missionário enfatiza que integrou suas experiências pessoais ao escrever esta obra, tendo em vista que o homem de 51 anos passou por um longo processo de aceitação aos 19, quando venceu as drogas e a prostituição. Salienta que saiu de uma vida complicada, contrária daquilo que Deus aceita. Desde então acredita que todo ser humano tem o potencial da recuperação e superar essas vivências.
"Depois de um período de sofrimento, Deus no seu amor ressuscita o que em nós estava morrendo. E foi assim comigo. É o que desejo ver na vida de muitas pessoas, pois o caminho se tornou muito melhor depois dessa aceitação e invasão deste amor", pontua.
Novos projetos
Mesmo com o recém-lançamento de sua obra, a estimativa do missionário será lançar um novo livro no final deste ano. Em novembro, Dunga deve divulgar "As cinco fases de um homem vencedor", que deve direcionar para uma linha motivacional e direcionado para aqueles que integram o mundo corporativo e empresarial, ou qualquer ser humano que deseja compreender fases como o respeito, a consideração e a admiração, até chegar o momento de se tornar uma referência.
"Em abril, entro de férias e quero me dedicar à produção do meu novo livro. Quero finalizá-lo em outubro para lançar em novembro. Estou muito animado com este novo trabalho, será um estímulo para as pessoas conhecerem essas cinco fases tão importantes para nossa formação".
Juventude
Dunga tem mais de 600 mil produtos vendidos entre CDs, DVDs, coletâneas, LPOs (Livro para Ouvir), mídia pregação, mídia oração, mídia palestras e livros. Com o intuito que busca despertar uma nova consciência cristã nos jovens, para ele ocorre muita adesão da vida católica no cotidiano dessas pessoas. Menciona sobre o grande movimento que promove, ocasião que reúne anualmente mais de 170 mil jovens por cinco dias, do "PHN".
Dunga destaca que a juventude sofre com as influências da droga, violência e o desvio da sexualidade, complicações que entram em questão e interferem na formação do jovem. "Um jovem mal formado será um adulto complicado. Por isso, estamos investindo muito nos jovens que estão começando a vida, passando principalmente os valores e referências para formar adultos que possam exercer um papel positivo em sua própria vida".
Terra Santa
Em agosto, junto com o missionário prudentino Astromar Miranda, ele registrará sua 33ª ida a Terra Santa. Dunga comenta que costuma viajar para estudar e peregrinar, por isso convida todas as pessoas que desejam participar desta missão em conjunto com os missionários. Serão 12 dias de peregrinação, onde passarão por diversas experiências, como andar no deserto, subir montanhas e caminhar sob as muralhas de Jerusalém.