Dracena soma 995 casos da doença e promove ações contra o aedes

Em março foi realizado o mutirão emergencial “Dracena contra a Dengue", que consistiu na coleta de materiais que podem acumular água.

REGIÃO - Gabriela Leal

Data 07/04/2015
Horário 09:53
 

Conforme o último levantamento realizado pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Dracena, o município soma, neste ano, 995 casos de dengue, e segue em estado de alerta. Para conter os casos da doença na cidade, a prefeitura promove medidas como mutirão de limpeza, nebulização e ações de mobilização e conscientização.

O primeiro mutirão deste ano foi realizado em janeiro. Atividades como forças-tarefas e recolhimento de entulhos que poderiam servir como criadouros do mosquito foram cumpridos. A ação intitulada "Mutirão da Limpeza" é uma prática realizada quatro vezes por ano pela administração municipal, em parceira com a Vigilância Epidemiológica. A atividade é realizada em todos os bairros da cidade. Em março foi realizado o mutirão emergencial "Dracena contra a Dengue", que consistiu na coleta de materiais que podem acumular água.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Dracena, foram contratados 20 novos agentes de controle de vetores para atuar no combate à doença. A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), em parceira com o município, intensificou a nebulização na cidade. Por sua vez, a Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a VEM, promoveu o "Projeto de Combate à Dengue nas Escolas Municipais", entre os dias 23 de fevereiro a 13 de março, com o objetivo de transmitir e reforçar o conhecimento sobre a doença.

Também foram distribuídos panfletos em mercados, supermercados, igrejas, clubes de serviço, feira livre, entre outros, e via internet, como redes sociais e site com informações sobre como ajudar no combate à dengue, sintomas, tratamento, com vistas a prevenir a proliferação do Aedes aegypti e diminuir o avanço dos casos, além de frases em painéis eletrônicos localizados na Praça Arthur Pagnozzi e Avenida Washington Luiz.

Alternativas

Continua sendo distribuída semente gratuita da planta crolatária para a população. Ela atrai a libélula, predadora natural do mosquito. Os interessados devem se dirigir à sede da secretaria, no recinto da Fapidra (Feira Agropecuária e Industrial de Dracena).

Como muitas pessoas ainda não têm cuidado e deixam objetos dentro de casa que podem acumular água e, consequentemente, se transformar em focos do mosquito, e outras que não permitem o acesso dos agentes de endemias aos imóveis, a prefeitura está afixando avisos nos locais fechados para que, no prazo de 24 horas, os moradores compareçam à VEM. Foram disponibilizados dois números de telefone para atendimento ininterrupto. Das 7h às 17h, o telefone é o (18) 3822-2621, e das 17h até às 7h, o telefone é o (18) 99787-6931.

 

Pirapozinho

Já no município, a morte de uma idosa, 65, ainda continua sendo causa indeterminada. Segundo a VEM do município, foram colhidas amostras de sangue e encaminhadas para o Serviço de Verificação de Óbitos da cidade. O resultado foi levado a São Paulo e deve sair em 30 dias.

 
Publicidade

Veja também