Doutorando agrega valor à pesquisa na Politécnica de Madri

SINOMAR CALMONA

Lucas Silva e sua orientadora Dra. Ângela Kinoshita

COLUNA - Sinomar

Data 17/09/2023
Horário 04:45
Foto: Homero Ferreira

Nos últimos três anos, são três alunos da Unoeste, do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, com doutorado sanduíche na Espanha. O mais recente é Lucas Henrique Pereira da Silva, que ficou dez meses na Universidade Politécnica de Madri, onde desenvolveu experimentos laboratoriais e agregou valor à sua pesquisa sobre uso da cinza da folha de bambu para substituir o cimento na construção civil, devido a propriedades semelhantes. O intercâmbio ocorreu com bolsa do PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior), da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Lucas é engenheiro civil egresso da Unoeste e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, na mesma instituição. Concursado, é professor no Instituto Federal em Presidente Epitácio, licenciado para fazer o doutorado com a orientação da Dra. Angela Mitie Otta Kinoshita. Lucas foi para a Espanha na segunda quinzena de dezembro do ano passado e lá ficou até 17 de agosto, onde viveu ricas experiências como a de morar em apartamento e conviver com estudantes de cinco outras nacionalidades: Espanha, Itália, Rússia, México e África. Levou projeto alinhado com a sua orientadora e trabalhou experimentos com a orientação dos professores espanhóis, Miguel Angel De La Rubia e Amparo Moragues Terrades. (Com Homero Ferreira)

BOM DOMINGO
Palavras de Morgan Freeman no papel de Mandela no filme "Invictus": "Agradeço aos Deuses que possam existir, pela minha alma inconquistável. Eu sou o dono do meu destino, sou o capitão da minha alma...".

TENDÊNCIA
É comum, quando o assunto é estágio, pensarmos automaticamente em jovens no começo de seus 20 anos, muitas vezes dando início à sua carreira profissional. No entanto, essa pré-concepção está mudando. A cada dia, mais e mais pessoas acima dos 30 e 40 anos estão voltando aos estudos e isso tem se refletido no mercado de trabalho. 

PROJETO MODELO
Agropecuária Vista Alegre, do grupo Better Beef, aparece em sétimo lugar no ranking dos 20 maiores confinamento de gado do Brasil, publicado pela revista DBO Rural. Localizado entre os municípios de Pirapozinho e Presidente Bernardes, o projeto pretende confinar, neste ano, o mesmo número de animais de 2022: 100 mil. O projeto abastece a marca Better Beef, produzida no frigorífico do grupo, em Rancharia. Com capacidade estática para 35.000 cabeças, o confinamento é referência em bem-estar animal, conforme a DBO. Prova disso, é que metade do espaço de todos os piquetes é sombreada, garantindo maior conforto térmico aos bovinos. Os dejetos oriundos do confinamento são vendidos para um projeto de biodigestor para a produção de biogás.

DICA DO COACH
"Evite as pessoas negativas, elas sempre têm um problema para as soluções".

VAIDOSOS
Em Presidente Prudente, surpresa: homens com mais de 40 anos são os primeiros da fila para melhorar a beleza e a qualidade de vida. 

Galera no Imperial College of London
Em visita ao Imperial College of London, o professor João Francisco Galera, pesquisador da Unesp de Presidente Prudente, foi recebido pelo Dr Ochieng, diretor do Departamento de Engenharia, que organizou uma reunião do mestre em Ciências Geodésicas com alunos de doutorado sob sua supervisão.


PROFESSOR GALERA, COM O DR. OCHIENG E ALUNOS

Publicidade

Veja também