Doutoranda estuda sistemas construtivos em madeira

SINOMAR CALMONA

A professora universitária, Bruna Bessa Rocha

COLUNA - Sinomar

Data 25/06/2024
Horário 04:45

Bruna Bessa Rocha, professora universitária em Presidente Prudente, esteve na Espanha entre 10 e 14 de junho, para apresentar um capítulo de seu doutorado no III Congresso Ibero-Latino-Americano de la Madera en la Construcción, que aconteceu na Universidad Politécnica de Madrid na Espanha, reunindo pesquisadores de mais de 20 países. Doutoranda pela UEL, ela leciona na  Unoeste e, em seu estudo, propõe o uso de madeira reciclada para a produção de componentes construtivos como paredes e forros.

BOM DIA
“Que a estrada se abra à sua frente./ Que o vento sopre levemente às suas costas. Que o sol brilhe morno e suave em sua face./ Que a chuva caia de mansinho em seus campos./ E até que nos encontremos de novo,/... que Deus o guarde na palma de Suas mãos./” (Prece Irlandesa)

DIA DO VITILIGO
Caracterizado pelo surgimento de manchas brancas na pele, o vitiligo é uma doença de origem genética e autoimune que acomete mais de 1 milhão de brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por se tratar de uma alteração na coloração da pele em virtude da destruição dos melanócitos, que são as células responsáveis por ativar a melanina, a luta diária de quem convive com a doença está mais ligada ao impacto emocional causado pela aparência do que às limitações físicas e demais restrições, como ocorre em outras patologias. Para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento, 25 de junho foi escolhido como o Dia do Vitiligo, quando o tema é abordado mundialmente, derrubando mitos e preconceito presenciados no mundo todo.

OLHO NO FUTURO
Segundo estudo realizado pela internacional Statista, o uso da internet móvel crescerá quase 200% até 2026. A pesquisa aponta que a estimativa é de que o tráfego mundial de dados em aparelhos móveis seja de 33,7 gigabytes por mês.

Prudentina é a primeira sorteada na nova fase da
promoção “2 anos de conta grátis” da Energisa

Praticidade e sorte. A praticidade levou a prudentina Karina Peres Silveira a optar pelo pagamento das contas de energia pelo QR Code PIX. “Tentar a sorte” foi a motivação para se inscrever na promoção “Dois anos de conta grátis” realizada pela Energisa. E o resultado foi a boa notícia de ter sido contemplada no sorteio da campanha, entre milhares de clientes da Energisa. Na sexta-feira (21), Karina esteve na sede da Energisa Sul-Sudeste, em Presidente Prudente, para assinar o certificado do prêmio que vai contribuir muito com o orçamento da família. Aproveitando o sucesso da última edição da campanha, o Grupo Energisa adicionou um novo benefício aos clientes de suas distribuidoras que pagarem suas contas de luz pelo QR Code PIX ou débito automático. Além de ter a chance de ganhar dois anos de contas grátis, a campanha “Dois anos de conta grátis” disponibiliza centenas de vale-compras de R$ 100, que poderão ser usados nos sites do Ponto Frio, Extra ou Casas Bahia. A promoção é válida apenas para os clientes cadastrados como “‘Pessoa Física” e, para concorrer, é preciso se cadastrar até dezembro deste ano pelo site, onde devem informar os dados solicitados. Quanto mais cedo for feito o cadastro e mais contas forem pagas com o QR Code do PIX nas contas de energia ou por débito automático, maiores as chances de ganhar. Os sorteios acontecem mensalmente e os clientes receberão números da sorte por cada conta paga.


KARINA PERES SILVEIRA E O PRESIDENTE DA ENERGISA, JOSÉ ADRIANO MENDES SILVA

Publicidade

Veja também