Dos campinhos de Presidente Prudente para a promissora base de Itu, no Sub-15 do Ituano. É a partir desta rota que os garotos de Prudente – Lucas Thomaz, 15 anos; Cauã de Sousa e Murilo Rodrigues, 14 anos – trilham seus caminhos no afunilado e voraz mundo do futebol. A molecada prudentina compõe o elenco do Ituano na disputa do Campeonato Paulista Sub-15 2023.
O talento dos garotos com a bola no pé foi lapidado pelo ex-atacante João Sales, natural de Presidente Prudente, por meio do trabalho da J9 Academia de Futebol, empresa de scout, treinamento e agenciamento de jogadores de futebol, da qual o prudentino é um dos sócios. O scout da J9 não se restringe à região e possui ramificações pelos interiores do país.
Segundo João Sales, a história da ida dos garotos de Prudente para Itu começa com o promissor volante Lucas Thomaz, quando Sales ainda comandava treinos no campinho da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo), em Álvares Machado.
O ex-atacante conta que após uma tentativa frustrada em uma peneira no São Paulo, Lucas Thomaz chamou a atenção dos olheiros do Ituano e conseguiu ser selecionado em um teste no rubro-negro de Itu. “Ele ficou muito triste e eu também fiquei chateado demais. A gente ainda perdeu o ônibus na volta. Logo em sequência, no outro dia, a gente veio embora. A semana passou, ele foi fazer o teste no Ituano e foi aprovado. Hoje ele é o destaque do time”, conta Sales sobre a abertura de portas para o volante Lucas Thomaz no Ituano após o futebol do garoto ser rejeitado no Tricolor do Morumbi. Tempos depois, o atacante Cauã e o volante Murilo começaram a florescer o talento no gramado e também foram selecionados pelo o Sub-15 do Galo de Itu.
Lucas Thomaz nasceu em Guarulhos, mas veio pra Prudente junto com a família com apenas 4 anos de idade. O garoto, que cresceu no Parque Residencial São Lucas, está com a expectativa alta para a disputa do Paulista Sub-15. O desejo de Lucas é desfilar seu futebol nos gramados europeus. “Nosso grupo [do Ituano] vem trabalhando muito forte. Tenho certeza que Deus vai nos honrar [nesta disputa]. Tenho um desejo muito grande de jogar na Europa e se Deus quiser vou chegar lá”, conta o garoto, com gratidão pela colaboração com a J9, de João Sales, com quem tem parceria desde os 11 anos.
Assim como Lucas, o também volante Murilo Rodrigues, ou Murilo Mamute dentro das quatro linhas, tem como foco a disputa do estadual da categoria. Ele foi o terceiro prudentino a chegar no Galo de Itu. O adolescente, de 14 anos, nascido e criado em Prudente, deu seus primeiros passos com a bola nos pés nas quadras e campos do Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Mamute compartilha que seu sonho é também atuar na Europa.
Dos rachas nas quadras do Parque Bandeirante para os treinos na J9, o atacante Cauã de Sousa foi o segundo dos prudentinos a ir para Itu. O foco do moleque é na conquista do estadual. “É uma experiência muito boa estar aqui no Ituano. A gente vai ganhar este Paulista!”, frisa o garoto, que joga pela esquerda no ataque do Sub-15 do Galo Rubro-negro.
O clube de Itu tem se notabilizado pelos investimentos nas estruturas de suas categorias de base, composta por alojamento com acompanhamento 24h de um profissional da saúde, refeitório, academia, fisioterapia, acompanhamento socioeducativo com assistente social e psicológico, além dos campos oficiais para treinamento.
Por lá, o atacante Gabriel Martinelli foi revelado e chamou a atenção do Arsenal. O brasileiro galgou seu espaço no clube londrino é um dos destaques dos Gunners na briga palmo a palmo com o Manchester City pelo título da Premier League nesta temporada. Martinelli vestiu a camisa amarelinha na Copa do Mundo do ano passado e figura com grande potencial para estar no Mundial de 2026.
Cedida/João Sales
Volante Murilo Rodrigues foi o terceiro prudentino a chegar na base do Galo de Itu; ele assinou contrato recentemente