Como publicou o jornalista esportivo, Cássio Oliveira, em seu Instagram, o esporte está de luto, principalmente o ciclismo. Dorival Ferreira Lobo, ícone do ciclismo prudentino, faleceu na manhã de hoje, após sofrer um infarto irreversível. Ele, que completou 81 anos em janeiro, deixa a esposa Irene Alves Lobo, 79 anos, seus quatro filhos Cristina Alves Lobo, Mauricio Alves Lobo, Hamilton Alves Lobo e Almir Rogério Alves; seis netos e quatro bisnetos. “Família Lobo”, referência no ciclismo de Presidente Prudente! Seu corpo está sendo velado na casa de velórios Interplan e será sepultado amanhã, no Cemitério Municipal São João Batista.
Maurício Lobo, o mais velho dos filhos homens, expressou sua dor à reportagem pela perda do seu amado pai. Seu refúgio, sua guarida, seu ídolo maior, sua grande referência. Ele destacou que a carreira do pai foi no esporte. Foi o maior campeão de Jogos Regionais como técnico. “Um cara totalmente dedicado ao esporte. Sua vida inteira ele respirou o ciclismo. Abandonava o seu trabalho pra ir às competições, acompanhar os treinamentos. E foi a época de glória do ciclismo prudentino”, ressalta o filho. Maurício comenta que recentemente foram homenageados com o troféu de Honra ao Mérito, no Centro Cultural Matarazzo, e agradece a Deus por ele poder ter recebido essa homenagem em vida.
“Foi sendo dirigido por meu pai que eu consegui todo o destaque no ciclismo, assim como os meus irmãos, Rogério e o Hamilton. Nosso primo Reginaldo”, menciona Maurício.
Maurício diz que seu pai era muito mais que um grande esportista, era um homem incrível, muito bom! “Não é porque é meu pai não, mas ele sempre foi uma pessoa muito boa. Por muitos anos ele foi o Papai Noel na cidade. Ele fabricava carrinhos de madeira, comprava as coisas e passava o Natal na rua fazendo doações. Ele gostava de fazer visitas às crianças carentes. Meu pai era incrível!”, recorda emocionado o filho Maurício que jamais vai esquecer o carinho daquele que aos 55 anos ainda era tratado pelo pai, assim como os irmãos, como se fossem crianças. “Ainda bem que o beijei antes do ‘boa noite’”, sussurra o filho, sentindo a dor da perda do seu amado pai.
O assessor de comunicação da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), Marcos Chicalé, 49 anos, teve o privilégio de trabalhar com o mestre do ciclismo Dorival da “Família Lobo” tradicional no ciclismo com muitas conquistas por décadas. Ele conta que quando entrou em 1992, na Amepp (Autarquia Municipal de Esportes de Presidente Prudente), hoje Semepp, ele já comandava a equipe de ciclismo da autarquia e era uma pessoa sempre muito alegre, responsável.
Chicalé diz que teve a honra de em 97 acompanhar na caminhonete de Dorival uma prova de resistência (100 km) em que os filhos estavam. E foi muito louco, ele buzinando e gritando para os filhos. “Marília liderava a prova, mas com o pai gritando, incentivando foi dando tudo certo, fomos passando os caras de Marília, outros tiveram os pneus furados, e chegamos em primeiro lugar e fomos campeões geral dos Jogos Regionais de Assis em 97. Foi um dia inesquecível que jamais esquecerei!”, exclama Chicalé.
Nascido em Anhumas no ano de 1942, Dorival Ferreira Lobo - que veio com família para Prudente aos 12 de idade - recebeu da Câmara Municipal de Presidente Prudente o título de Cidadão Prudentino no ano de 2010.
As conquistas foram muitas na carreira de Dorival que iniciou como ciclista em 1958. Várias marcaram a história do atleta, uma delas em 68 quando conquistou a primeira colocação nos Jogos Abertos da Alta Sorocabana, que na época participava das principais competições regionais de ciclismo do Estado de São Paulo.
A partir de 1974, atleta começou a atuar como técnico da equipe de ciclismo do município, onde esteve até 1998. Como técnico, dirigindo a equipe prudentina, ele conquistou 11 títulos nos Jogos Regionais, além de ter classificado nos Jogos Abertos do Interior. Além disso, acompanhou os filhos que se destacaram no ciclismo: Hamilton Lobo, que conquistou o Campeonato Paulista, em 87; Almir Rogério que também conquistou três vezes o título do Paulista e Mauricio Lobo, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo.
Fotos: Arquivo de família
Dorival (primeiro à direita) foi o precursor do ciclismo prudentino
Dorival veio com a família para Prudente aos 12 anos e recebeu o título de Cidadão Prudentino em 2010