Oriundo de Pirapozinho, o lateral-esquerdo Abner Vinicius da Silva Santos será titular da Seleção Brasileira no confronto contra o Chile, nesta quinta-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O técnico Dorival Júnior confirmou a escalação canarinha em coletiva de imprensa realizada ontem, após o último treino da equipe na Academia de Futebol do Palmeiras, em São Paulo. O duelo será disputado a partir das 21h (horário de Brasília) no histórico Estádio Nacional, em Santiago.
“Já foi definido o time. Os treinos nos mostraram coisas boas. Todo mundo está muito concentrado para que possamos fazer dois jogos em um nível diferente, principalmente no primeiro tempo da última partida. Esse é um objetivo que todos nós temos para reverter esse quadro momentâneo”, afirmou Dorival.
Na escalação, além de Abner, a equipe contará com o centroavante do Botafogo, Igor Jesus, outra novidade no time titular. A formação escolhida por Dorival para o jogo decisivo em Santiago terá Ederson no gol; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner na linha defensiva; André e Lucas Paquetá no meio-campo; e um trio ofensivo formado por Savinho, Raphinha e Rodrygo, com Igor Jesus comandando o ataque.
Abner, que atualmente joga pelo Lyon, da França, está vivendo um dos momentos mais importantes de sua carreira. Revelado pela Ponte Preta e com passagem de destaque pelo Athletico Paranaense, o jogador de 24 anos, que recentemente passou pelo Real Bétis, da Espanha, sempre sonhou em vestir a camisa da Seleção Brasileira. “Esse abrir de portas na Seleção era um objetivo meu desde muito novo. É algo muito gratificante, sinal de que meu trabalho no clube está sendo bem feito. Vamos dar continuidade para estar mais vezes”, disse Abner em entrevista ao O Imparcial no dia da convocação.
Após um início de campanha oscilante, o Brasil ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias, com dez pontos e entra em campo pressionado para somar pontos. Depois do Chile, a Seleção encara o Peru, no Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília, no próximo dia 15.
A convocação de Abner para a Seleção Brasileira principal marca o retorno de um jogador do oeste paulista após quatro anos. O último atleta da região a vestir a Amarelinha foi o zagueiro Rodrigo Caio, de Dracena, que atuou no segundo tempo da vitória do Brasil por 4 a 2 sobre o Peru, em Lima, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no dia 13 de outubro de 2020.
O futebol da região de Prudente já revelou mais de 20 jogadores que tiveram a honra de defender a Seleção Brasileira, uma trajetória que começou em 1962, com os laterais Vicente de Paula e Roberto Ramos, ídolos da Prudentina, convocados para o Sul-Americano daquele ano. Outro nome de destaque foi o de Álvaro Aparecido Pedro, conhecido como Suingue, natural de Rancharia, que brilhou por grandes clubes como Corinthians, Palmeiras e Vasco.
Jogadores como Zé Carlos, de Presidente Bernardes, que foi à Copa de 1998, os zagueiros Antônio Carlos Zago, Edu Dracena e o goleiro Victor, de Santo Anastácio, que se consagrou no Atlético Mineiro, também mantiveram viva essa tradição.
A história desses jogadores, e de muitos outros que se destacaram no cenário nacional, foi documentada no livro-reportagem “Canarinhos da Terra”, escrito pelo jornalista prudentino, Cristiano Machado. A obra narra as trajetórias dos atletas nascidos na região de Presidente Prudente que chegaram à Seleção, destacando suas carreiras, origens, e o impacto que tiveram tanto no futebol quanto em suas comunidades.
Com Abner agora vestindo a Amarelinha, a região volta a ter mais um “Canarinho da Terra”. O jogador de Pirapozinho tem a responsabilidade de ocupar uma posição do campo que historicamente foi orquestrada por nomes como Nilton Santos, a Enciclopédia do Futebol - bicampeão mundial em 1958 e 1962 - Roberto Carlos, um dos laterais-esquerdos mais icônicos da história do futebol, que jogou três Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006) e foi penta em 2002 e Leovegildo Lins da Gama Júnior, ou simplesmente maestro Júnior, um dos pilares da histórica Seleção de 1982.