Domingo de Ramos dá início às celebrações da Semana Santa

Ao longo dos dias, programações diferenciadas serão desenvolvidas pelos padres em cada uma das 56 paróquias, distribuídas em 28 municípios da região

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 12/04/2025
Horário 10:41
Foto: Freepik
Ramos inicia o ponto alto da fé católica: a Semana Santa
Ramos inicia o ponto alto da fé católica: a Semana Santa

Ponto alto da fé cristã, a Semana Santa, tempo de silêncio, meditação e profunda comunhão com o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, tem início neste Domingo de Ramos e segue até o Domingo de Páscoa. Celebrações serão presididas pelo bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, em diversos momentos deste período especial, na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente. A primeira missa ocorre às 8h deste domingo. “Vivamos com fé e devoção cada passo de Jesus em direção à cruz, para celebrarmos com alegria a vitória da vida sobre a morte!”, promove a Diocese local.
Ao longo dos dias, programações diferenciadas serão desenvolvidas pelos padres em cada uma das 56 paróquias, distribuídas em 28 municípios da região. “Cada padre, na sua paróquia, prepara a programação de acordo com os históricos, as propostas da comunidade”, explica o pároco da Mãe da Igreja e coordenador diocesano de pastoral, padre Éverton Aparecido da Silva. Sendo assim, o planejamento específico de cada comunidade pode ser consultado diretamente com cada paróquia. 

Agenda do bispo
Composta por oito dias de celebrações, cada um com um significado específico dentro da liturgia católica, a Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, neste dia 13, simbolizando a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Uma missa presidida pelo bispo diocesano está marcada para as 8h, na catedral de Prudente.
Para a Segunda, Terça e Quarta-feira Santas também há programações especiais, indica o padre Éverton, com momentos de devoção de cada comunidade, como a procissão do encontro, a Vigília de Treva e a Meditação das Dores de Maria. 
Ainda na Quarta-feira Santa, dom Benedito celebra a Missa dos Santos Óleos na catedral prudentina, às 19h30. “É o momento em que o bispo reúne todo o clero, conhecido com a Missa da Comunidade”, detalha Éverton, sobre a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. 
Na sequência, a quinta-feira Santa marca o início do Tríduo Pascal, com a celebração da Eucaristia, a instituição do sacerdócio ministerial e o ensinamento de Jesus sobre o Lava-pés. Neste dia, o bispo diocesano preside a Ceia do Senhor, celebração cristã que relembra a Última Ceia de Jesus com seus discípulos, às 19h, também na catedral de Prudente.
A Sexta-feira da Paixão do Senhor terá Encenação da Paixão de Cristo, missa ministrada por dom Benedito, às 15h, na catedral prudentina, além das Procissão com o Senhor Morto, às 18h30. O Sábado de Aleluia, data que marca um dia de luto pela morte de Jesus na Cruz, vem com a Vigília Pascal, às 19h, novamente na catedral de Prudente.
O Domingo de Páscoa começa com celebração presidida pelo bispo diocesano, mais uma vez na catedral prudentina, às 8h. Dia santo mais importante da religião cristã, o Domingo da Ressurreição celebra o retorno à vida de Jesus Cristo após a crucificação. 


 

Publicidade

Veja também