Domingo de Ramos abre as portas para Semana Santa

Em continuidade às celebrações, nesta segunda-feira tem Via Sacra no Santuário Morada de Deus

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 25/03/2018
Horário 09:31

Muitas pessoas, inclusive alguns católicos, desconhecem o significado real de cada dia da Semana Santa. Com o primeiro dia, o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor que narra a entrada de Jesus de Nazaré em Jerusalém, trazemos algumas explicações de religiosos da Diocese de Presidente Prudente. Padre Sandro Rogério dos Santos, pároco do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, conta que o filho do carpinteiro, José e de Maria é acolhido festivamente com a missa e procissão de Ramos nas paróquias, assim como foi celebrado com honras reais na capital de Israel: “‘Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana ao Filho de Davi’. O seu séquito era formado por gente simples, a começar pela sua montaria: um pequeno jumento. Neste dia, as comunidades [paróquias, capelas e oratórios] rememoram o evento glorioso no Jesus que é reconhecido o Rei anunciado pelos profetas e aguardado ao longo das gerações”, explica padre Sandro. Amanhã tem Via Sacra.

Em geral, segundo ele há uma bênção dos ramos que os fiéis carregam às mãos e que acenam alegres durante a procissão até o interior da igreja, onde a santa missa transcorre a partir da oração-coleta e lida a narrativa da paixão do Senhor (a ser repetida na Sexta-Feira Santa).

“No domingo de Ramos iniciamos a semana maior da nossa fé, a Semana Santa, rememorando a entrada solene de Jesus em Jerusalém, onde ele foi muito bem acolhido com as pessoas louvando enquanto balançavam os ramos de oliveira e gritando vivas. Lembrando que Ele deveria reinar sobre aquele lugar. Na verdade eles estavam aguardando um novo rei, justo que seria a exemplo de Davi alguém que se preocuparia com o povo. Então eles Hosana ao Filho de Davi, lembrando deste rei que era tão apreciado pelo povo. Porém, depois, os poderosos da época se viram ameaçados em perderem o poder civil da época, coisa que Jesus nunca se preocupou. Tudo isso fez com que tivesse o julgamento, a condenação de Jesus e o triste desfecho que todos conhecemos”, complementa padre Rodrigo Gomes de Moreno.

 

Semana Santa

Padre Sandro explica que a Semana Santa, de 25 de março a 1º de abril, que inclui o Tríduo Pascal, visa recordar a Paixão e Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém. De acordo com o sacerdote, amanhã, segunda, terça e quarta-feira são dias para reflexões, ações para-litúrgicas como procissões, vias-sacras, celebração da Palavra, sermões, confissões...

“Já se aproximam os dias de sua Paixão salvadora e Ressurreição gloriosa, pelos quais é vencida a soberba do antigo inimigo e se faz memória do sacramento de nossa redenção” (Prefácio da Paixão II). “Estes dias nos preparam para a Paixão do Senhor. Iniciemos com fé a semana que nos conduz pela cruz até à luz de um novo dia e uma nova vida inaugurados pela ressurreição de Jesus”, convida padre Sandro.

 

Amor, dor, esperança e glória

Estas palavras, segundo padre Sandro, definem bem a realidade da Semana Santa. Jesus de Nazaré empreende um caminho que o conduzirá à dor, ao abandono e ao triunfo definitivo. “O sofrimento da Cruz e a Glória da Ressurreição são partes de uma mesma história: a da nossa ressurreição. Vivamos com intensidade estes dias de amor, dor, esperança e glória. Estejamos dispostos a viver o memorial da paixão, morte e ressurreição do Senhor colocando-nos à disposição d’Ele que veio nos ensinar o caminho rumo ao Pai e que nos amou até o fim”.

Os cristãos costumam encher as igrejas na Sexta-feira Santa da Paixão, mas poucos vão a igreja testemunhar a ressurreição. Tanto estivemos afeiçoados ao sofrimento que a identificação parece profunda e exclusiva, como não fosse permitido sentir nem viver alegrias. Assim, queremos seguir a trilha do caminhar de Jesus, nosso Mestre. Entraremos com Ele em Jerusalém – lugar da morte e da ressurreição. Estaremos ao seu lado, procurando reconhecermo-nos em cada personagem. Os discípulos de sempre, os de agora, os que o ajudam, os que o traem, os que o defendem, os que gritam e pedem pela sua condenação, os que se deixam transformar em massa de manobra, os que choram a sua morte, mas permanecem ali, junto ao túmulo, os que testemunham a sua ressurreição...

“A semana santa nos abre diversas possibilidades de autoconhecimento e de consciente e decidido discipulado. Estar com o Senhor na Glória é possível e é mesmo o nosso destino, mas somente depois de estar com ele no Calvário, na solidão da cruz e da morte. Como soa importante nos lembrarmos de que não há glória sem cruz e não há ressurreição sem morte. Obedientes e disponíveis, iniciemos esta jornada. Ele está conosco... até o fim! Pela vida, sempre! Pax!!!”, explana padre Sandro

 

Tenha uma bela experiência

Padre Sandro dá alguns conselhos muito bons para praticarmos quando vamos à missa. Prestem bem atenção: Marque em casa as leituras bíblicas de cada dia/celebração. Descanse, alimente-se, não venha celebrar de cara amarrada nem com olhos postos no relógio. Desligue-se um pouco do celular, da inútil correria que pensa em comida e casa limpa, mas se esquece do coração aberto e do espírito disponível. Chegue antes do horário, procure sair da igreja sem correria nem agitação.

“É possível fazer a mais bela de todas as experiências de Deus neste ano, durante a Semana Santa. Não deixe que nada nem ninguém o impeça de estar com o Senhor na ceia, na cruz, na ressurreição! Já antecipando desejo uma Feliz Páscoa! Neste domingo de Ramos da Paixão do Senhor convidamos a todos para nossas celebrações às 8h, 11h e 19h15min [com bênção de ramos]”, convida padre Sandro.

 

Curiosidade

Padre Sandro nos ensina, para quem não sabe, é claro, mais uma boa para nunca mais esquecermos: “os ramos abençoados neste dia são levados para casa e, no início do ano seguinte, levados para a igreja onde, queimados, suas cinzas serão abençoadas e distribuídas na quarta-feira de cinzas, marcando o início do tempo quaresmal”.

 

Via Sacra

Amanhã, segunda-feira, terá a 12ª Via Sacra, às 20h, no Santuário Morada de Deus, em Álvares Machado. O padre Alex João de Santana convida todos os fieis católicos para esta caminhada. Confira no destaque os detalhes do evento cristão.

 

 

BÊNÇÃOS DE RAMOS E PROCISSÃO DAS PARÓQUIAS

 

Catedral São Sebastião – 8h

Nossa Senhora do Carmo – 10h

Nossa Senhora de Fátima – 9h

Nossa Senhora Mãe da Igreja – 8h – 10h – 19h

São Francisco de Assis – 10h

São Judas Tadeu – 8h

São Lucas – 8h

São Paulo Apóstolo – 8h

São Pedro – 7h30

Santa Luzia – 9h

Santa Rita de Cássia – 9h

Santuário de Nossa Senhora Aparecida – 10h

Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face – 19h15

Publicidade

Veja também