Em vista dos jubileus de 65 anos de criação da Diocese de Presidente Prudente e do centenário de suas duas primeiras paróquias, a Catedral de São Sebastião, em Prudente, e a Paróquia Santo Anastácio, no município de mesmo nome do santo –, e também por ocasião do Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo, após 16 anos na diocese, o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos escreveu sua primeira Carta Pastoral, intitulada “Acolhida e Missão em Sinodalidade”, que foi lançada durante a missa dos Santos Óleos, nesta quarta-feira (27), na Catedral. Esta é a primeira vez na história da Diocese que um bispo escreve uma carta pastoral!
Para expor a importância desta primeira Carta Pastoral, padre Everton Aparecido da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, salienta que ela “nasce do coração” do bispo diocesano para todo o povo de Deus, todos os fiéis católicos, da Diocese de Presidente Prudente. “Essa carta é importante como uma orientação a ser seguida, como caminhos, passos de todos os católicos das paróquias, pastorais, movimentos, serviços e comunidades, como linha mestra para ser desenvolvida no dia a dia das nossas comunidades e na vida pessoal de cada cristão católico”, ressalta padre Éverton.
Para quem desconhece, padre Éverton explica que o bispo, como sucessor dos apóstolos, recebe do Senhor, a missão de ensinar todos os povos e de pregar o Evangelho a toda a criatura. E uma das formas de exercer este ofício, se dá exatamente por meio de cartas pastorais, que são escritas ao povo que lhe foi confiado para informar, inspirar e encorajá-lo na vida cristã.
No lançamento, a carta foi distribuída aos vigários episcopais e representantes paroquiais, mas é voltada a toda a comunidade diocesana e trabalha os temas: “Deus caminha com seu povo”, “Jubileus”, “Mutirão Missionário”, “Conversão pessoal e pastoral”, “Agentes de pastorais” e “Visita Pastoral”.
Como já exposto, esse documento é uma das formas do bispo exercer o seu ofício no intuito de informar, inspirar e encorajar o povo à vida cristã.
Com esta carta, dom Benedito expõe seu desejo de realizar um grande mutirão missionário, evangelizador e catequético na Diocese e de visitar todas as paróquias. “Além disso, nos encoraja a um renovado ardor missionário. Junto dos Santos Óleos, cada paróquia receberá um exemplar desta carta pastoral. Encorajamos todas as paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e serviços, enfim, todos os fiéis a lê-la, refleti-la e colocá-la em prática”, acentua o padre.
SERVIÇO
A Carta Pastoral está disponível para download em: https://www.diocesepresidenteprudente.com.br/noticias/bispo-diocesano-lanca-carta-pastoral-acolhida-e-missao-em-sinodalidade/.
Fotos: Eveline Zarpelão e Leandro Campos/Pascom Diocesana
Lançamento ocorreu durante missa na Catedral de São Sebastião