É difícil encontrar um cidadão machadense que não tenha ouvido falar sobre monsenhor Domingos Chohati Nakamura. O padre japonês dá nome a uma rua do município, a uma estrada rural e a um museu e centro de pesquisas. Apesar disso, muitos moradores de Álvares Machado desconhecem a jornada heroica deste missionário que pode se tornar santo da igreja católica.
Mas isso deve mudar em breve. Neste e no próximo mês, alunos de escolas municipais e moradores de Álvares Machado terão a oportunidade de assistir, em sessões gratuitas, o documentário biográfico “Estrela da Manhã” (2021), filme que conta parte da trajetória de monsenhor Nakamura, desde a formação religiosa dele no Japão, a vinda ao Brasil e o trabalho missionário que ele executou no oeste paulista e regiões vizinhas.
A realização dessas sessões itinerantes é possível devido à Lei Paulo Gustavo, que garante a distribuição de recursos para projetos culturais em todo o Brasil. O projeto, intitulado “Monsenhor Nakamura de volta a Álvares Machado”, foi contemplado por essa lei federal a partir de um edital lançado pela Diretoria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da cidade. Com recursos do mesmo edital, outras versões do documentário “Estrela da Manhã” foram preparadas com acessibilidade: Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição.
Com isso, o filme lançado em Presidente Prudente, em novembro de 2021, será pela primeira vez exibido publicamente no município onde morou monsenhor Nakamura entre 1928 e 1940, motivo de realização para o diretor do filme, o jornalista Marco Vinicius Ropelli. “Eu sou machadense, conhecia a história do padre Nakamura e durante o trabalho de transformar a vida dele num documentário biográfico, tive ainda mais certeza de que ele é uma das grandes personalidades da história da nossa região. Trazer essa jornada para alunos de Álvares Machado e para toda população machadense é, sem dúvidas, uma das razões de existir desse filme”, destacou o diretor.
Da mesma maneira, a supervisora do filme, jornalista e professora doutora Thaisa Sallum Bacco, ressalta que “o documentário ‘Estrela da Manhã’ é uma fonte histórica que muito tem a contribuir com a memória coletiva da cidade de Álvares Machado. Apesar de evocar o passado, trazendo à tona a biografia do monsenhor Nakamura, o filme nos ajuda a entender a cultura e a fé de um povo no tempo presente. Acredito que as exibições públicas para jovens de diferentes contextos são ações democráticas no campo da cultura, que promovem disseminação e construção de conhecimento sobre um personagem que tem sua história arraigada no município machadense.”
Apesar de ainda não ter estreado publicamente em Álvares Machado, o documentário está disponível no ambiente on-line, no canal da TV Escola Unoeste, no YouTube, onde supera 8 mil acessos orgânicos, com 310 likes e 37 comentários. O filme, dividido em quatro episódios, também foi transmitido, em 2022, pela TV Evangelizar, emissora presente em 19 capitais do Brasil e em mais de 1,3 mil municípios do país em canal aberto ou a cabo, com 1,6 milhão de downloads e 16 milhões de visualizações no aplicativo, 1,5 milhão de inscritos no YouTube e 4 milhões de acessos mensais nas redes sociais.
O documentário também acumula reconhecimentos de profissionais da comunicação e da crítica. Foi finalista na etapa regional Sudeste, do prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), de 2022, concedido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), no maior congresso de Comunicação da América Latina, e se sagrou vencedor da 54ª edição do troféu Margarida de Prata, durante os Prêmios de Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), também em 2022.
PROGRAMAÇÃO
16/05 - Exibição do documentário “Estrela da Manhã” para alunos da Emeif Verador José Molina, no distrito de Coronel Goulart;
17/05 - Exibição para os alunos da Emeif Governador Mário Covas;
22/05 - Exibição para os alunos da Emeif Álvares Machado “Grupo”;
24/05 - Exibição para alunos da Emeif Márcia Helena Fernandez de Araújo, no Parque dos Pinheiros;
07/06 - Exibição pública em Álvares Machado, às 19h30, no Kaikan (Rua Fernando Costa, 272, Álvares Machado).
Em todas as sessões, os participantes vão ganhar pipoca e refrigerante.
Cedidas
Jornalistas, Marco Vinicius Ropelli e Thaisa Bacco em visita a um dos locais de exibição do filme
Documentário “Estrela da Manhã”, lançado em 2021, estreia em sessões gratuitas em Álvares Machado