Hoje, o Sesc Thermas de Presidente Prudente exibe o documentário Cinderelas, Lobos & um Príncipe Encantado, que aborda a realidade das jovens brasileiras inseridas no universo do turismo sexual. Gratuita, a sessão começa às 20h30, no Bosque da unidade, e é uma das ações do Festival de Turismo Mulheres no Mapa, que acontece em todo o estado de São Paulo e joga luz sobre o protagonismo feminino na atividade turística.
Cinderelas, Lobos & um Príncipe Encantado é resultado da pesquisa do diretor Joel Zito Araújo, que viajou pelo nordeste brasileiro e pela Europa, na Itália e Alemanha, e discute o sonho de cinderela de várias mulheres brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Seja migrando e se tornando dançarinas em apresentações de ritmos ligados à cultura brasileira, seja se prostituindo no litoral nordestino por falta de estudo ou formação profissional, a grande maioria dessas mulheres acaba não conseguindo criar um final feliz para a sua própria história.
Documentário é resultado da pesquisa do diretor Joel Zito Araújo
Lançado em 2008 no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o documentário recebeu menção honrosa no Festival Internacional de Cinema de Brasili, no mesmo ano, além de ter recebido os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção na 9ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 9), e também os prêmios de Melhor Longa-metragem e Melhor Documentário do III Bahia Afro Film Festival, em 2010, e Melhor Documentário (votação do público) e Menção Honrosa do Júri na VII Mostra Vidas na Tela – Natal, em 2009.
Mulheres no mapa
Você já reparou que grande parte da mão de obra que atua no turismo é constituída por mulheres? E quando você viaja, costuma conhecer as personagens mulheres que marcaram a história dos locais que visita? Em seu cotidiano, ou em suas viagens, nota a presença de mulheres viajando sozinhas?
O Festival de Turismo Mulheres no Mapa, que acontece nas unidades do Sesc em São Paulo de 21 de outubro a 6 de novembro de 2016, pretende jogar luz sobre o protagonismo feminino na atividade turística por meio de roteiros, bate-papos, oficinas, exibição de filmes e documentários, entre outras atividades.
A atividade turística tem o potencial de contribuir para o empoderamento das mulheres, seja por ser um setor que gera muitos empregos, por poder dar visibilidade à parte de nossa história protagonizada por mulheres ou ainda por possibilitar vivências transformadoras de vida. Por outro lado, pode também contribuir para a reprodução de preconceitos, exploração e desigualdades de gênero. O festival é um convite para refletirmos sobre as possibilidades de empoderamento feminino propiciadas pelo turismo, as experiências vivenciadas, os desafios e dificuldades da participação das mulheres nesses contextos.
Cine Bosque de novembro
O projeto Cine Bosque aproveita a celebração do Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro e exibe, nas próximas terças de novembro, sempre às 20h30, o especial Cinema Negro, com produções que valorizam a cultura afro-brasileira. No dia 8, serão exibidos os curtas-metragens Òrun Àiyé e Procura-se Irenice; no dia 22, tem sessão de Sabotage: Maestro do Canão; e no dia 29, para encerrar o especial Cinema Negro, será exibido o filme Uma Lição de Vida.
Serviço
Festival de Turismo Mulheres no Mapa
Cinderelas, Lobos & um Príncipe Encantado
Quando: Hoje
Horário: 20h30
Local: Bosque do Sesc
Grátis
Classificação indicativa: 16 anos