O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios e comemorada sempre em 31 de outubro. Muito popular nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas por aqui é bom para alguns setores do comércio varejista. A data, que antes era exclusividade de cursos de inglês e algumas escolas, agora toma forma para outros setores. A comemoração vem ganhando adeptos e os lojistas acompanham a tendência.
Na Romafele, loja de artigos para festas (doces, fantasias e itens decorativos) de Prudente, já existe uma demanda crescente de clientes em busca de itens para a data. Segundo a gerente, Leticia Aparecida Sambinelli Luiz, muito clientes estão antecipando as compras para garantir que não fiquem sem as decorações e fantasias. “A parte decorativa, especialmente os monstros decorativos, tem atraído bastante a atenção, e como são itens exclusivos, de quantidade limitada, já temos clientes garantindo o seu. É uma ótima estratégia para aproveitar a atmosfera da festa”, ressalta Leticia.
De acordo com a gerente, o principal público são as crianças, mas o envolvimento dos adultos vem crescendo. “Muitos vem buscando artigos para festas temáticas, decorações elaboradas e até fantasias. Com essa tendência, tem ampliado o mercado e a variedade de produtos disponíveis”.
Os itens mais procurados são os tradicionais baldes de abóbora, teias de aranha, sangue falso, itens para maquiagem artística, capas de vampiro, chapéu de bruxa e uma variedade de máscaras, destaque para a máscara do Pânico, a mais procurada. “Esse ano a loja espera um crescimento de 15% nas vendas”, afirma Leticia.
O setor de lojas de aluguel de fantasia tem experimentado um crescimento significativo nesta data, atendendo a demanda dos fãs dessa festa.
A dona da loja de aluguel de fantasias, Moça de Família, em Prudente, que está no mercado há 24 anos, conta que outubro é considerado o Natal no comércio de fantasias e acessórios. “Junto com a festa junina, o Halloween é uma época de muita procura por fantasias, pois além das tradicionais escolas de inglês que comemoram a data, também festas em condomínios, outras escolas, pessoas que fazem aniversário em outubro, por isso o movimento é grande”, afirma.
As fantasias mais procuradas são de bruxa e vampiro (a), mas outras fantasias como de coelho, ou gato, também são procuradas. “A garotada aluga as fantasias de coelho ou gato, e daí fazem uma maquiagem macabra e tá tudo certo. Eu tenho cliente que vinha ainda criança aqui na loja, e hoje trazem os filhos”. Vania afirma que o movimento neste mês chega a aumentar 70% em relação a um mês comum.
Na Maison Castelo, também loja de aluguel de trajes sociais femininos e masculinos, e de fantasias, o Dia das Bruxas também movimenta o estoque de fantasias. “Na verdade o mês todo de outubro as pessoas procuram por fantasias de terror como bruxa e vampiro. Na nossa loja a procura é maior de adultos que fazem as festas”, ressalta a dona da loja, Viviane Alves Machado de Oliveira. O aumento no movimento de aluguel de fantasias, segundo Viviane, é de 30%.
Cedida
Prateleiras lotadas com artigos e acessórios para festejar o Dia das Bruxas