Está quase tudo pronto para as oficinas do Inova Kids, que têm início na segunda-feira, na Fundação Inova Prudente. Ontem, as docentes do Programa de Educação Integral Cidadescola que serão responsáveis pela oficina de ciências, passaram por capacitação com o professor e consultor de Química, Diego Ceccato. Conforme Diego, responsável em elaborar as atividades ministradas às crianças de 6 a 11 anos, foram apresentados todos os experimentos que serão desenvolvidos, além do embasamento teórico. Em contrapartida, ele recebeu das professoras um panorama sobre como as iniciativas se ajustarão melhor aos pequenos.
“Hoje demos o start para quando as crianças chegarem estar tudo pronto. Vamos ter que ajustar as práticas conforme o andamento, porque temos que sentir dos alunos o interesse, mas foi montado todo um conjunto de experimentos voltados a crianças dessa faixa etária. A expectativa é que isso desperte o interesse pela ciência”, explica Diego. A coordenadora pedagógica do Cidadescola, Aline Feba, que também acompanhou a capacitação, diz que todos estão empolgados, até mesmo pelo próprio ambiente “respirar o ar de ciência, o que não há nas escolas”. “As crianças poderão entender conceitos científicos que muitas vezes já vivenciam na prática, mas não sabem”, ressalta.
Aline pontua ainda que a criança por si só já tem curiosidade por novos aprendizados. Dessa forma, afirma que a intenção das oficinas é instigar ainda mais isso. “Muitas vezes no processo educativo acabamos podando essa criança. O objetivo das oficinas é instigar, independente da área que vão seguir. Não estamos pensando em formar químicos, estamos pensando que as experiências poderão ser utilizadas na sala de aula e na questão do processo de investigação”, acrescenta.
Além das professoras, participaram também as estagiárias que atuarão nas oficinas de ciências com as crianças do Cidadescola. Elas atuarão na pré-aula, deixando as práticas prontas para que as professoras executem, e no pós-aula, no tratamento dos resíduos utilizados e na organização dos laboratórios.
SAIBA MAIS
A Inova Prudente preparou oito oficinas aos alunos do Cidadescola. São elas: duas de ciências, duas de robótica, culinária, informática, realidade virtual e criatividade, o Fab-Lab. Cada oficina terá entre 25 e 30 crianças, o que resultará entre 50 a 100 por período.
Com Secretaria Municipal de Comunicação