Quase 60 toneladas de insumos que deixaram Presidente Prudente na última sexta-feira, em socorro às vítimas da tragédia climática do Rio Grande do Sul, em uma ação financiada por empresários e cidades que compõem a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), já foram distribuídos em Novo Hamburgo. A equipe da Regional de Proteção e Defesa Civil, do oeste paulista, composta por Prudente, Osvaldo Cruz e Indiana, que foi encarregada do transporte dos donativos, entregou alimentos neste domingo na cozinha comunitária que está fornecendo 2 mil marmitas por dia aos desalojados.
Este projeto receberá a partir de quarta-feira reforço com as panelas, já que, em uma iniciativa do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Presidente Prudente), o presidente da entidade, psicólogo Rubens Afonso, acompanhado de dois chefs de cozinha, os prudentinos Renato Medeiros e Pedro Bofe, deixam a capital do oeste paulista na madrugada desta terça-feira, como o objetivo de ajudar na preparação de comida no território gaúcho por cerca de dez dias.
“Seguimos nesta ação humanitária, aqui no RS, onde, ontem [domingo], descarregamos diversos materiais na cozinha comunitária. O envio de produtos para tal projeto piloto é parceria pública/privada, pois vários empresários de PP e região financiaram a vinda do caminhão, custos de deslocamento, em uma logística com valor elevado até conseguir entregar as doações”, destaca o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Prudente, Renato Gouvea, que chegou a Novo Hamburgo em uma equipe composta pelos agentes de proteção e defesa civil, Alessandro Romano, Diego Madia e Diego Poiatti. “Temos muita chuva nesta segunda-feira, o que dificulta a locomoção e os trabalhos por aqui. Infelizmente, o número de vítimas deve crescer bastante, pois muitos resgates ainda estão sendo feitos. No Centro de Distribuição de doações vimos pessoas do Brasil inteiro ajudando um ao outro, buscando mitigar o sofrimento do povo gaúcho”, relata.
Renato conta que a previsão é de que a equipe retorne para Prudente nesta terça-feira. “Ontem visitamos o abrigo de animais recolhidos e agora seguimos trabalhando e agradecendo a todos que contribuíram com as doações que entregamos aqui no RS”, diz. “O cenário é de guerra, triste, desolador. Você vê a tristeza no semblante das pessoas, mas continuamos por aqui fazendo o nosso trabalho”, encerra.
Fotos: Cedidas
Equipe da Defesa Civil distribuiu doações do oeste paulista em Novo Hamburgo neste domingo
Representantes da região visitaram abrigo de animais recolhidos após enchentes