Doação de leite materno: um gesto simples, mas carregado de amor e significado: salvar vidas!

EDITORIAL -

Data 08/05/2024
Horário 04:15

Em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, o BLH (Banco de Leite Humano) de Presidente Prudente abordará o tema durante todo o mês, com o grupo de gestantes, que se reúne em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Nesta quarta-feira, às 8h30, na ESF Floresta do Sul, ocorre o segundo encontro, de um total de seis, que visa estimular a doação de leite materno, conseguir novas doadoras e, assim, atender os bebês que se encontram nos hospitais: prematuros, com baixo peso, ou filhos de mulheres que não podem amamentar.
A demanda atual, conforme matéria divulgada nesse diário, é de 24 crianças no setor da Neonatologia: nove no Hospital Estadual; 11 no HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo; três no Hospital Iamada; e uma no Hospital Nossa Senhora das Graças.
Mas a situação preocupa. Ainda mais com a proximidade do frio, quando cai, comumente, em todo o país, o número de doadoras, não só de leite, mas também de sangue.
Para atender ao pedido mensal de abril, por exemplo, a coordenadora do BLH, Adriana Monteiro, ressalta que seriam necessários 200 litros de leite humano no total. A entrada, no entanto, no mês passado, foi de 120 litros. A cidade conta no momento com 45 doadoras, além de outras quatro da região que ajudam a reforçar o estoque. O ideal, porém, em vista da alta demanda, seriam 75.
Qualquer mulher saudável, que está na fase de amamentação, tenha leite excedente e queira ajudar - contribuir para o desenvolvimento saudável dessas crianças -, pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano, que o pessoal designa uma equipe até o e endereço da mãe, para recolher o produto. O processo é muito simples. Durante a visita, as doadoras recebem orientações sobre higiene, conservação e armazenamento. Após a coleta, o leite é testado, pasteurizado e, somente depois, distribuído aos recém-nascidos. 
A maioria das mulheres acredita que se doar o leite, poderá faltar para seu filho. O que não é verdade. Quanto mais ela amamenta e doa, mais leite vai produzir. Parece uma atitude tão pequena, mas vai alimentar um grande sonho. Um gesto simples, mas carregado de amor e significado: salvar vidas!
 

Publicidade

Veja também