Do campo à cidade

OPINIÃO - Mauro Bragato

Data 11/02/2021
Horário 05:00

A agricultura tem sido grande protagonista da economia brasileira, especialmente no momento da crise econômica que o país enfrenta.
O setor tem sido importante não só por gerar alimento que abastece a mesa do brasileiro, mas também para o fornecimento de matéria-prima para a produção de tecidos, energia, biocombustíveis, ferramentas, mobiliário, materiais de construção, materiais para decoração e paisagismo, entre outros usos.
São Paulo responde por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário do Brasil. Somos os maiores produtores de açúcar e álcool, suco de laranja, um dos maiores exportadores de proteína animal, além de grande produtor de flores, ovos, borracha, madeira e máquinas agrícolas. 
Meu compromisso com o setor agropecuário é histórico, principalmente por entender que a agricultura é a grande responsável por gerar renda e emprego. Ao longo dos anos, trabalhei pela recuperação de parte das estradas rurais, pela reforma das Casas da Agricultura e a promoção da extensão rural, para auxiliar prefeituras a oferecerem melhores condições para o agricultor, seja por meio de recursos do governo do Estado ou aquisição de máquinas e implementos agrícolas, além de garantir mais infraestrutura às associações e cooperativas agrícolas do oeste paulista.
Recentemente, manifestei o meu apoio aos produtores rurais paulistas para manter o incentivo fiscal sobre os produtos agrícolas no Estado de São Paulo, evitando o aumento no custo da produção inviabilizando a competitividade de muitos setores do agronegócio. 
Busco o constante diálogo com o setor produtivo para garantir a autonomia do setor, aumentar a produtividade do agronegócio, levando alimento de qualidade com um preço acessível à população. Sempre colocarei meu mandato à disposição de prefeitos, vereadores, produtores rurais e associações para debater suas demandas e lutar por mais conquistas e recursos junto ao Executivo.
A força do setor pode ser medida com o último levantamento censitário das unidades de produção agropecuária do Estado de São Paulo, nossa zona rural é formada por 334.741 UPAs (Unidades de Produção Agropecuária).
A região de Presidente Prudente representa 11,5% dessa área rural com 38.469 UPAs, acomodando 2.448.854,4 hectares de área produtiva. De acordo com informações do IEA (Instituto de Economia Agrícola), órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, em 2019 a região de Presidente Prudente produziu mais 316 mil quilos de algodão, mais de 118 mil quilos de amendoim, mais de 250 mil quilos de batatas, mais de 48 toneladas de cana de açúcar, mais de 68 mil quilos de batata doce, mais de 190 mil quilos de soja, mais de 121 mil quilos de milho, entre outras culturas. 
Seja no campo, na mesa, nos gabinetes e na sociedade em geral, a agricultura está posta para oferecer sua ajuda ao Brasil, mostrando o caminho que podemos seguir para fugir de crises mundiais.
 

Publicidade

Veja também