Com a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Prudente passa a receber parte da receita arrecadada com a tarifa. O instrumento de repasse do dinheiro é o Fundo Municipal de Saneamento, o que deve ocorrer semestralmente e poderá ser algo em torno de R$ 350 mil.
FINAL DE 2024
Tudo indica que ainda não foi divulgado nada sobre o assunto na mídia local/regional, mas o jornal O Globo já trazia essa informação no final do ano passado, em noticiário sobre o modelo de privatização.
DEBATE EM 2023
O jornal noticiava que os municípios deveriam criar o Fundo. Assunto que começou a ser debatido em junho de 2023 no Conselho Municipal do Meio Ambiente de Prudente, em proposta do técnico ambiental Frederico Gambardella de Moraes.
PARA SUAVIZAR
Ainda conforme O Globo, São Paulo já recebia 7,5% e apenas 40 das 375 cidades paulistas atendidas pela Sabesp tinham esse recurso, na ordem de 4%. Dinheiro para mitigar mudanças ambientais, com ações de repostas e de prevenção.
PARA SEMPRE
Na sessão ordinária desta semana, o presidente da Câmara, vereador William Leite, falou sobre os 4 anos da morte do senador Major Olímpio (1962-2021) e citou o seu nome perpetuado em Prudente na Estação Cidadania, no Jardim Cremonezi.
SEM EXPLICAÇÃO
O site da Prefeitura de Prudente ficou uns dias fora do ar e agora aparece com links para alguns serviços. Todavia, não foi emitido comunicado explicando para a população o que está acontecendo; em especial para os habituais usuários dos serviços eletrônicos.
FALA E TEXTO
Representantes da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) além de se reunirem com vereadores, documentaram o pedido de suspensão temporária do projeto sobre precatórios em ofício assinado pela presidente Dra. Viviane Segatto.
PELOS DIREITOS
Quem também se manifestou em relação ao projeto sobre o teto de pagamento dos precatórios foi a Defensoria Pública do Estado em Prudente, em ofício assinado pela defensora pública Dra. Giovana Devito dos Santos Rota.
COM JUSTIÇA
O pedido é para que o projeto nos moldes que se encontra seja arquivado e que seja buscada solução que atenda aos interesses de todas as partes envolvidas, chegando a uma situação que seja equilibrada e justa.
REGISTRO FEITO
Assim como o Plantão foi o primeiro a informar que haveria mudança drástica no segmento da comunicação, no final do ano passado; agora volta a fazer idêntico registro e novamente sem citar nomes, para dizer que agora está vindo outra mudança.
É DE QUEM...
Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o vereador Izaque Silva (PL) disse que a nova ponte sobre o Córrego da Onça, que deverá ser construída em breve, é uma conquista dos produtores rurais. Disse que são várias promessas políticas, só promessas.
QUEM AJUDOU
Disse ainda que contribui para essa conquista o trabalho do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos) e do secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, o prudentino Guilherme Piai, do mesmo partido.