A Prefeitura de Regente Feijó, através da Divisão Municipal de Saúde, realizou durante o mês de março o projeto “Lilás”, em comemoração ao mês da mulher e considerado o período de conscientização e combate ao câncer de colo de útero.
Segundo a dirigente da Divisão Municipal de Saúde, Solange Aparecida Malacrida Brocca, foram realizados 274 coletas de preventivo, além de solicitação de mamografia, aferição de sinais vitais, avaliação odontológica, atualização da carteira de vacina, café da tarde e sorteio de uma cesta de higiene pessoal para as mulheres que realizaram a coleta do preventivo nas nove unidades do município.
Ainda de acordo com a dirigente de saúde, o câncer de colo de útero é considerado uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres do mundo. Todas as unidades básicas de saúde tiveram atividades e ações voltadas a este tema com a população.
A dirigente informou ainda, que de 15 a 19 de abril, uma unidade móvel do Hospital de Amor – Instituto de Prevenção de Nova Andradina (MS), estará na cidade –em frente ao Ginásio Municipal de Esportes - para realizar exames de papanicolau e mamografia. O agendamento deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Podem realizar os exames de papanicolau, as mulheres com 25 a 64 anos de idade, com intervalo de 1 ano. Já a mamografia, mulheres entre 40 a 49 anos – com intervalo de 1 ano; e mulheres com idades entre 50 e 69 anos – com intervalo de 2 anos. Os exames são gratuitos.