O mês de conscientização para um trânsito mais seguro está chegando e as ações para prevenção e cuidados nas vias/estradas, que são realizadas durante o Maio Amarelo, são anualmente noticiadas por aqui. São inúmeras campanhas, diferentes atividades e eventos. Vídeos são divulgados na mídia. Panfletos entregues. Até nas estradas é possível ver mensagens alertando para a triste realidade: o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Mesmo assim, a imprudência continua. Conforme o balanço da Operação “Paixão de Cristo – Páscoa 2022”, realizada ao longo da Semana Santa, entre os dias 14 e 17 deste mês, e divulgado na edição de ontem deste diário, o número de autuações por embriaguez ao volante cresceu 1.320% em relação a 2021, passando de cinco no ano passado para 71 em 2022.
O levantamento da Polícia Rodoviária - que atribui o aumento à maior fiscalização com o abrandamento das meninas sanitárias contra a Covid - também indica alta em outros tipos de autuação na região. Houve aumento de 89% no número de multas por ultrapassagens em locais proibidos; de 39% no número de autuações por uso do celular ao volante; e de 21% na quantidade de autuações por imagens de radar.
Quantos acidentes, por semana, não noticiamos neste jornal, sendo a maioria deles por total imprudência? Em um dos últimos, que chocou Presidente Prudente, na manhã da Sexta-Feira Santa, a Polícia Civil constatou, por meio de exame médico, que o rapaz de 27 anos suspeito de atropelar e matar um idoso de 77 anos, na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, dirigia alcoolizado. O jovem responderá por homicídio culposo na direção de veículo automotor. E o senhor? Essa vida não volta mais.
Quantos acidentes como esse não poderiam ser evitados? Dirigir embriagado, falar ao celular, enviar mensagens, mexer no aparelho de som e tirar fotos, além de não respeitar ao limite de velocidade, são inadmissíveis para quem deveria dirigir com atenção e combater essa triste realidade no trânsito brasileiro.
Use o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro; respeite o pedestre e também as vagas reservadas para idosos e deficientes; pare e descanse antes de pegar a estrada. Cuidados essenciais para quem vai dirigir com segurança, priorizando, acima de tudo, a vida!