Dirigir com prudência, respeito e atenção: uma prática constante!

EDITORIAL -

Data 22/09/2021
Horário 04:15

A cada ano, os dados que envolvem vítimas de acidente de trânsito se renovam. Até nas fases mais críticas da pandemia, quando houve uma menor circulação de carros, as tragédias nas estradas não deixaram de acontecer. Frequentemente, e com tristeza, ganham as páginas deste diário. Colisão frontal ou lateral, atropelamento de pedestre ou de animal na pista, capotagem. Acidentes com um ou mais veículos, carro e moto, moto e caminhão, vítimas leves, graves e fatais. As vidas tiradas pela imprudência se tornam números. Mas para quem perde um ente querido nas pistas, o sofrimento não tem fim.
Dados do Corpo de Bombeiros, trazidos na edição de hoje, mostram que de janeiro a dezembro do ano passado, foram atendidos 1.277 acidentes de trânsito com vítimas e 81 sem vítimas, somente em Presidente Prudente. De janeiro até segunda-feira desta semana, foram 921 acidentes com vítimas e 52 sem. Os números preocupam porque a maioria é decorrente de imperícia, imprudência e negligência - o que poderia ter sido evitado.
As punições, consideradas brandas por quem tem que lidar com a dor e carregar o trauma, e as campanhas educativas contribuem para minimizar o problema. Todos os anos, durante o mês de setembro, entre os dias 18 e 25, ocorre a Semana Nacional do Trânsito. Nestes dias, campanhas de conscientização são reforçadas por todo o país, com o objetivo de alertar motoristas e pedestres dos perigos no trânsito.
Em Prudente, foi realizado até um desafio, com 15 perguntas, alusivas à data, que premiará, no sábado, os dez primeiros colocados que responderam em menor tempo. A ação, intitulada Show do Trânsito, e promovida pela Prefeitura, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e a Fundação Inova Prudente, também visa promover a educação e orientação dos munícipes, em relação às regras de trânsito. 
Ainda em alusão à Semana Nacional de Trânsito, o 14º GB (Grupamento de Bombeiros) realizou ontem na Praça Nove de Julho, uma simulação de acidente de trânsito com resgate de vítima presa nas ferragens utilizando técnicas de salvamento veicular. A programação conta ainda com outras ações de prevenção, simulados, exposição, intervenção, jogos, palestras e lives.
Também integrando as comemorações, a Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) promove ações de orientação sobre segurança viária em três municípios da região. A programação, que integra o "Cart pela Vida", chegou a Marabá Paulista na terça; amanhã segue em Presidente Bernardes; e, por fim, na sexta, tem "Acorda Motorista" e Operação Cavalo de Aço em Prudente, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 561+500, em frente à base do policiamento rodoviário, das 5h às 9h. 
O público tem até comparecido, participado das atividades. Colocar em prática, no entanto, continua sendo o mais difícil. Ingerir bebida alcoólica, falar ao celular, enviar mensagens de texto ou áudio, mexer no aparelho de som e tirar fotos enquanto está no volante, além de não respeitar o limite de velocidade e a sinalização, são atitudes inadmissíveis para quem deveria dirigir com atenção e evitar essa triste realidade no trânsito brasileiro. A maioria dos acidentes poderia ser evitada, se houvesse mais prudência e responsabilidade na direção.
 

Publicidade

Veja também