Na manhã de ontem, a diretoria do HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente foi recebida pelo Conselho de Padres da Diocese de Presidente Prudente, a convite do bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, para discutir a atuação do hospital e apresentar o Projeto Dia D. Ao todo, 65 padres de todas as paróquias de Prudente e região assistiram o presidente do HE, Ricardo Anderson Ribeiro, o vice-presidente Jorge Guazzi, e o diretor Lourivalter Gonçalves, falar sobre o funcionamento do hospital e a relevância de suas ações para a região.
Durante o encontro, a diretoria destacou que o Hospital de Esperança é uma referência em oncologia para o oeste paulista, com 99% de seu atendimento realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). São mais de 8 mil atendimentos gratuitos por mês, incluindo cirurgias complexas que geralmente só ocorrem em grandes centros. A visita também serviu para sensibilizar os sacerdotes sobre a importância do apoio comunitário ao hospital, que enfrenta dificuldades para ampliar seu atendimento devido à defasagem na tabela do SUS.
O ponto alto da reunião foi a apresentação do Projeto Dia D, que propõe uma campanha de doação em todas as paróquias da Diocese. O objetivo é conscientizar os paroquianos sobre a importância do Hospital de Esperança e angariar apoio financeiro para continuar a oferecer serviços essenciais à população. O bispo dom Benedito saudou os diretores e incentivou os padres a apoiarem a iniciativa, afirmando: “É nossa missão colaborar e divulgar essa causa nas paróquias, mostrando o exemplo do trabalho que o hospital realiza”.
Ricardo Anderson Ribeiro reforçou a importância da colaboração das igrejas, destacando que a comunidade precisa conhecer melhor o hospital, que foi "construído pelo próprio povo e a ele se destina". Ele enfatizou a necessidade de união entre igreja e comunidade para ajudar o hospital a superar os desafios e ampliar o seu atendimento à população, pois existe um grande déficit de atendimento em oncologia em toda a região.
Foto: Cedida
Bispo dom Benedito apresenta a diretoria do Hospital de Esperança ao conselho de padres do oeste paulista