O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (MDB), convidou a diretora do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, Valentina Tereshkova Trugilo Romeiro Flores, para assumir a Secult (Secretaria Municipal de Cultura). A nomeação foi publicada em decreto nesta quinta-feira. Ela entra no lugar de Yuri Reis, que pediu exoneração por motivos pessoais na segunda-feira.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, assume cumulativa e interinamente a Setur (Secretaria Municipal de Turismo), que também estava sendo conduzida por Yuri antes da exoneração.
Há 27 anos na administração pública do município, Valentina esteve à frente de um dos principais projetos da gestão atual: a reforma do museu, realizada juntamente com o grupo DEArquitetura, liderado por Cris Pasquini, com captação de um edital do ProAc (Programa de Ação Cultural).
Ed Thomas recebeu Valentina no fim da tarde desta quarta, no gabinete do Paço, e ressaltou "o respeito e a admiração pela nova secretária, que não é uma agente política, mas uma peça fundamental que faz parte da história da cultura de Presidente Prudente".
“Amizade, respeito e admiração. Fiz o convite e ela aceitou. É com muita alegria que a recebemos. Valentina é uma servidora que realiza um trabalho fundamental e muito bonito para a cidade. Valentina não é um agente político, pois a cultura é um lugar onde não cabe política”, afirmou.
A assessoria da Secult foi designada ao coordenador de fomento cultural da pasta, Alysson Vinicius da Silva Alves.
Os decretos foram publicados em edição extraordinária do Diário Oficial desta quinta-feira.