Direção defensiva é abordada com trabalhadores

Ele destaca que, obrigatoriamente, recorre ao cinto de segurança e utiliza técnicas de direção defensiva como principal prevenção contra acidentes.

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 27/08/2014
Horário 08:15
 

Condições adversas e elementos da segurança do trânsito envolvendo o homem como fator principal no assunto viário foram debatidos no segundo dia da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) Unificada entre três empresas de Presidente Prudente: O Imparcial, Grupo Caiado e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).  O bombeiro Marcos Rogério Dalpério Spacini discorreu sobre o assunto. Na ocasião, repassou dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), informando que 90% dos acidentes que acontecem no território paulista são por falha humana, 6% por problemas nas vias e 4% por falhas mecânicas. O profissional focou, sobretudo, a importância da direção defensiva, principalmente para os trabalhadores que lidam com o trânsito diariamente.

Jornal O Imparcial Marcos Spacini alertou os participantes sobre os perigos no trânsito

O agente de saneamento ambiental da Sabesp, Vagner Luis Santos Alves, conta que é fundamental uma palestra neste segmento, visto que sua rotina consiste em realizar o trajeto com o caminhão da empresa para atender as solicitações da população. Ele destaca que, obrigatoriamente, recorre ao cinto de segurança e utiliza técnicas de direção defensiva como principal prevenção contra acidentes.

"Chegamos pela manhã na empresa, pegamos a solicitação e vamos para as ruas realizar os nossos serviços. Quando estou dirigindo, para a minha segurança, uso o cinto de segurança. O cuidado deve ser redobrado, pois estou a trabalho e não com o meu veículo particular. Então toda segurança é pouca", enfatiza.

O bombeiro alerta que é preciso dirigir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das situações adversas existentes, a exemplo das condições climáticas que, dependendo, podem ofuscar a visão do motorista. "Por isso, os itens de segurança, principalmente para os motociclistas, são importantes".

O auxiliar de impressão do jornal O Imparcial, Fábio Aparecido Leal da Costa Madia, pontua que embora dirigir não esteja entre suas funções no trabalho, enquanto motorista torna-se essencial participar do debate sobre o tema exposto. "Dirijo diariamente e o trânsito está cada vez mais perigoso. É interessante ter acesso às informações sobre riscos e cuidados que devemos manter enquanto estamos dirigindo, principalmente porque falamos de proteger nossas próprias vidas", expressa.

A Sipat Unificada segue até sexta-feira e promoverá uma série de palestras que visam à prevenção do trabalhador no ambiente de trabalho.

 

SAIBA MAIS


Programação Sipat


27/8 – 8h – Drogas: Sentido da Vida – médico José Hamilton do Amaral

28/8 – 8h – Meio Ambiente, Saneamento e Educação Ambiental Frente a Sustentabilidade – biólogo John Emilio Tatton

29/8 – 13h30 – Ergonomia e Qualidade de Vida para o Trabalho: Soma Ergonomia – Alexandre Trindade
Publicidade

Veja também