Ao longo do mês de novembro, três atividades irão fazer parte das celebrações do 8º Dia Mundial dos Pobres, lembrado no dia 17. Ações sociais irão ocorrer nas quatros regiões pastorais da Diocese de Presidente Prudente com o objetivo de renovar a responsabilidade social da igreja e colocar em prática as obras de misericórdia.
O Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco, é um chamado à igreja e a todos os fiéis para refletirem sobre o compromisso cristão com os mais necessitados.
"Em nossa Diocese, unimos corações e ações para promover iniciativas que ofereçam não apenas ajuda material, mas também acolhimento, dignidade e esperança aos nossos irmãos e irmãs em situação de vulnerabilidade. Neste dia, somos convidados a viver o Evangelho de forma concreta, respondendo ao apelo de Cristo para sermos agentes de transformação no mundo", aponta a diocese.
Neste sábado, das 14h às 19h30, haverá o Fórum Diocesano, que reunirá todas as pastorais sociais. Será no Salão Rainha da Paz, na Rua Coronel Albino, 2.183, no Parque São Judas Tadeu, em Prudente.
"O encontro é dedicado a refletir e fortalecer nossa missão de serviço e solidariedade. É uma oportunidade especial para compartilhar experiências, discutir desafios e promover ações concretas em favor dos mais necessitados", ressalta a diocese.
As inscrições podem ser feitas até quinta-feira, dia 7, no link bit.ly/FórumDiocesanoPP.
Nos dias 16 e 17 de novembro, a diocese promoverá uma ação em parceria com o HE (Hospital de Esperança) chamada Dia D, Dia de Doar. Nesses dois dias, toda coleta arrecadada nas paróquias será em prol da instituição.
Os recursos financeiros ajudarão no custeio do hospital, que promove tratamentos a pacientes com câncer.
Com o intuito de promover ações voltadas aos mais empobrecidos e ter momentos de oração, a diocese também realizará, nos dias 16 e 17 de novembro, sábado e domingo, o Dia da Solidariedade.
Cada paróquia pode se organizar da melhor forma: “Serão realizadas diversas atividades tendo como foco os empobrecidos. É para eles ser cristão, com eles, por eles”, enfatiza o padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral.
Algumas sugestões de atividades para este fim de semana especial: visitas às comunidades que estão em situação de vulnerabilidade, realizar momentos de oração e partilha, ações de solidariedade e doações, e promoção da dignidade humana.