Diocese de Prudente adia remanejamento de padres, diz bispo

Ocorreu, e é até natural, o povo se entristecer por estar acostumado com seu celebrante", afirma o religioso, além disso, ele expôs que os padres foram “pegos de surpresa" com a medida.

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 16/05/2014
Horário 10:30
 

A Diocese de Presidente Prudente decidiu postergar, por tempo indeterminado, a transferência de 39 padres, prevista para ocorrer a partir de julho deste ano. Em entrevista a O Imparcial, ontem, o bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos afirmou que a decisão tem como base a necessidade de fazer um estudo detalhado para descobrir os perfis dos padres e das comunidades. Após este levantamento, de acordo com o representante da Igreja Católica, se necessário, haverá transferências que correspondam às necessidades de cada local. Ele acrescenta que nenhuma mudança será feita por "impulso ou de forma arbitrária" e, sim, "paulatinamente".

Jornal O Imparcial Em 1° momento, bispo havia anunciado remanejamento de padres a partir de fevereiro

Em outubro do ano passado, após o anúncio da realocação dos religiosos, a partir de fevereiro de 2014, ocorreu uma série de manifestações contrárias da comunidade católica e de alguns padres, tanto nas ruas, quanto nas redes sociais. No mês seguinte, o bispo alegou, em nota oficial, que por conta de um "grave quadro de saúde" decorrente de problemas com varizes e hérnia, entre outros motivos – teria adiado as transferências em reunião geral do clero, que contou com a presença de 60 sacerdotes na Cúria Diocesana.

Ontem, questionado se a decisão do não remanejamento teve alguma relação com algum tipo de pressão dos fiéis ou de alguns padres, o bispo foi categórico ao dizer que "não". Ele explica que antigamente os padres fixavam-se em uma paróquia por tempo indeterminado, mas desde 1998, eles recebem provisão de seis anos. "Esse é o procedimento normal e que a igreja pede. Ocorreu, e é até natural, o povo se entristecer por estar acostumado com seu celebrante", afirma o religioso, além disso, ele expôs que os padres foram "pegos de surpresa" com a medida.

O bispo fala que uma vez ao mês está juntamente com os padres realizando um encontro denominado "Pastoral Presbiteral", onde fazem estudos reflexivos e de preparação para futuras mudanças. "Todos dão sugestões, explanam sobre novos lugares para onde possam ir, novos valores, formas adequadas e necessárias de trabalho em cada localidade. Enfim, estamos nos preparando para todas as reformas que a igreja precisar", conclui. A Diocese de Prudente, segundo já informado, conta com 64 padres e 51 paróquias constituídas, em um contexto de 28 cidades.
Publicidade

Veja também