Diocese de Prudente acolhe ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, a Madona Negra; veja locais da peregrinação

Trata-se de réplica oficial do original venerado no Mosteiro Jasna Góra, na Polônia, país natal de São João Paulo II; imagem ficará na região de 21 a 27 de abril

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 14/04/2025
Horário 15:58
Foto: Santuário Nacional de Aparecida
Peregrinação da imagem na região ocorrerá entre dias 21 e 27 de abril
Peregrinação da imagem na região ocorrerá entre dias 21 e 27 de abril

Entre os dias 21 e 27 de abril de 2025, a Diocese de Presidente Prudente receberá a peregrinação do ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, conhecida no mundo todo como a Madona Negra. Trata-se de uma réplica oficial do ícone original venerado no Mosteiro Jasna Góra, na Polônia — país natal de São João Paulo II, grande devoto da Virgem Maria.

A imagem peregrina, que percorre o mundo promovendo a cultura da vida e da paz, chega ao Brasil como o 30º país a receber essa missão evangelizadora, que tem como lema o caminho “Do oceano ao oceano”, articulado pela organização internacional Vida Humana Internacional (Human Life International).

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) foi a primeira a receber a imagem de Nossa Senhora em solo brasileiro, no dia 21 de março. A imagem também está percorrendo as cidades de Petrópolis (RJ), Cachoeira Paulista (SP), São Paulo (SP), Aparecida (SP), Londrina (PR), Curitiba (PR) e chegará à região de Presidente Prudente (SP).

Símbolo de proteção

Tradicionalmente atribuída a São Lucas Evangelista, que também era médico e pintor, o ícone da Madona Negra tem sido ao longo dos séculos um símbolo de intercessão nos tempos difíceis, sendo invocada como protetora da vida e vencedora nos combates espirituais e sociais. A Igreja Católica e a Ortodoxa a veneram como uma das representações mais sagradas da Mãe de Deus.

A devoção a esse ícone remonta às origens do cristianismo e, segundo a tradição, seus traços foram inspirados pelo próprio rosto da Virgem Maria. O amor de São João Paulo II à Madona Negra também é muito conhecido — ele frequentemente rezava diante da imagem em Jasna Góra e foi com esse espírito mariano que guiou seu pontificado sob o lema “Totus tuus ego sunt, Maria, et omnia mea tua sunt”, que quer dizer: “Sou todo teu, Maria, e tudo o que é meu é teu”.

Peregrinação em solo brasileiro

A peregrinação da imagem tem percorrido vários países, dioceses, paróquias e comunidades cristãs, sempre acolhida com devoção e fé. "Agora, em solo brasileiro, no contexto do Ano Jubilar de 2025, a visita da Madona Negra nos convida à esperança, à oração e ao compromisso com a vida desde a concepção até a morte natural", aponta a diocese.

Em cada local por onde passa, o ícone reúne fiéis que depositam suas súplicas, agradecimentos e esperanças aos pés de Nossa Senhora. "Além disso, a peregrinação reforça a defesa da vida, da moral cristã, da ética e da dignidade humana", pontua a diocese.

Programação

A programação ocorrerá entre os dias 21 e 27 de abril, com visitas a paróquias e comunidades. A visita da Madona Negra é coordenada na diocese pelo casal Talmir e Adriana Rodrigues, representantes da peregrinação “Do oceano ao oceano” no Brasil e membros da Comissão Diocesana em Defesa da Vida.

21/04 – Segunda-feira (feriado)

12h – Acolhida e concentração do ícone da Madona Negra na Capela Nossa Senhora do Rosário (Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.780, Jardim Maracanã) com José Sobrinho e bênção do padre Jurandir Severino de Lima;

13h – Carreata e motociata para o Santuário Nacional de Santo Expedito com chegada prevista para as 14h. Na sequência, Santa Missa às 15h com o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, e padre Umberto Laércio Bastos de Souza;

19h30 – Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Prudente), com o padre Edcarlos Amorim Moreira.

22/04 – Terça-feira

6h30 – Visita ao Seminário Diocesano de Presidente Prudente com o padre Rafael Sotocorno;

À noite – Visita à Paróquia Nossa Senhora de Aparecida (Teodoro Sampaio) com o padre Marcos Paulo Cestare de Souza.

23/04 – Quarta-feira

6h20 – Santa Missa no Colégio Cristo Rei (Prudente) e apresentação com a Irmã Adriana;

12h – Visita à Casa Tra Noi com Cidinha;

19h30 – Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Prudente) com padre Éverton Aparecido da Silva.

24/04 – Quinta-feira

19h – Visita à Capela São Francisco (Pirapozinho) com os padres Helitom Bigas da Silva e Paulo Nunes.

25/04 – Sexta-feira

7h30 – Visita ao Lar São Rafael (Prudente) e apresentação da Irmã Julia;

15h – Visita ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Presidente Prudente) com o padre Cláudio Pereira dos Santos e Reinaldo Aparecido Picolotto, seguida de caminhada até a Catedral São Sebastião;

19h – Santa Missa na Catedral de São Sebastião.

26/04 – Sábado

11h – Santa Missa do Ano Jubilar do Centenário da Catedral de São Sebastião com a participação de Dom Benedito e bispos da Província de Botucatu (SP);

19h30 – Santa Missa no Santuário Diocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, em Prudente, com o padre Jurandir Severino de Lima.

27/04 – Domingo

10h – Visita à paróquia centenária de Santo Anastácio, com Dom Benedito e padre Sanderson Vergar. À tarde, visita ao Educandário São José na mesma cidade.

19h – Santa Missa de despedida do ícone de Nossa Senhora na Paróquia São Judas Tadeu com o padre Tiago da Silva Carvalho.

Publicidade

Veja também