Hoje, a Diocese de Presidente Prudente celebra 60 anos de instalação e também a posse do primeiro bispo no oeste paulista. Para marcar o Jubileu de Diamante, haverá uma missa em ação de graças às 19h30, na Catedral de São Sebastião, presidida por dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. De acordo com a Diocese, a celebração será transmitida ao vivo pela página da Diocese de Presidente Prudente no Facebook e também poderá ser acompanhada de maneira presencial, respeitando as medidas de combate à Covid-19.
Com um clero formado por mais de 75 padres diocesanos e das congregações dos palotinos, vicentinos e somascos, a Diocese conta ainda com 55 paróquias presentes em 26 municípios no interior do Estado, e mais três santuários, sendo eles: Santuário de Santo Expedido, em Santo Expedito; Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, e Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, no Jardim Maracanã, estes dois último em Prudente.
Reforçando as medidas de prevenção e segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, a Diocese acentua que a missa solene poderá ser acompanhada presencialmente, mas com lotação máxima da igreja em apenas 20%, além de ser obrigatório o uso de máscara.
“Os assentos estão devidamente demarcados, respeitando o distanciamento social. A recomendação é que pessoas do grupo de risco ou com sintomas do vírus, acompanhem a celebração de casa”, orienta a Diocese.
Início da história
A história da Diocese de Presidente Prudente se inicia por volta lá de 1918 quando foi construída a primeira capela de madeira, na Vila Goulart, fundada pelo coronel Francisco de Paula Goulart. Segundo a Diocese, a capela foi resultado do pedido feito ao coronel por sua esposa, dona Izabel, devota de São Sebastião, a quem foi dedicada.
“Como prova de sua devoção ao santo mártir, dona Izabel deu a um de seus filhos o nome de Sebastião, nascido em 19 de janeiro do ano de 1918”, lembra a Diocese.
Alguns anos depois, é o ano de 1925 que marca a vinda e a presença efetiva do espanhol padre José Maria Martinez Sarrion, o idealizador e construtor da igreja matriz, hoje, Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente.
Instalação da Diocese
Quarenta e dois anos depois da construção da capelinha de madeira, em 16 de janeiro de 1960, o papa João 23 decretou a criação da Diocese de Presidente Prudente. E, em 2 de julho do mesmo ano foi realizada a solenidade que marca a instalação na cidade e a posse do primeiro bispo, dom José de Aquino Pereira, que permaneceu até 1968. Após longa jornada deste e demais servos, teve início o trabalho do último e atual bispo a assumir a Diocese, dom Benedito Gonçalves dos Santos.
SERVIÇO
Os fiéis poderão assistir a missa solene por transmissão ao vivo no Facebook da Diocese, que pode ser acessado em: www.facebook.com/DiocesePrudente. A celebração também poderá ser acompanhada de maneira presencial, respeitando o Decreto Diocesano e as medidas de combate ao novo coronavírus.
Foto: Reprodução Museu e Arquivo Histórico - Dona Izabel pediu e esposo coronel Goulart atendeu: primeira capela de madeira, em 1918
Fotos: Pascom Diocesana - Hoje é comemorado o Jubileu de Diamante da Diocese de Presidente Prudente