São de conhecimento geral os malefícios causados pelo tabaco, mas ainda assim, muitos ainda seguem com este vício, difícil de ser deixado de lado. Ontem, dia 31, foi um dia destinado ao Dia Mundial Sem Tabaco, e a ideia deste ano é tirar essa curiosidade dos mais jovens em experimentar isso, já que muitos têm acesso ao cigarro na adolescência.
Como noticiado neste diário, o Ministério da Saúde quer, por meio de uma linguagem jovem, promover uma mudança de comportamento, além de proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco, alertando sobre as táticas da indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor.
E o tabaco faz muito mal. Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.
É possível parar de fumar, mas não é algo fácil. Muitas vezes é preciso buscar ajuda para conseguir com que essa iniciativa seja concluída com sucesso. E, claro, a força de vontade é essencial. E se você nunca experimentou isso, parabéns e não o faça. Pense na sua saúde e na qualidade da sua vida. E se tiver alguém perto de você que deseja parar de fumar, ajude-a, não com julgamentos, mas com apoio.