Dietas low carb e cetogênica

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Dietas com restrição de carboidratos (CHO) foram propostas há mais de 100 anos (1921) e tiveram um boom a partir de 1970 com a famosa dieta do Dr. Atkins. Na esteira vieram várias outras, principalmente a partir dos anos 2000. Apesar da importância dos CHO na dieta, com inequívocas bases científicas, ainda há profissionais da saúde e leigos defendendo e recomendando tais dietas para perda de peso.

DIETA LOW CARB
limitada em CHO (30% da necessidade diária de calorias), o que aumenta a proporção de gorduras (55% da necessidade diária), enquanto a proteína é mantida (15%). O menor consumo de CHO limita o consumo calórico e pode levar à perda de peso temporariamente.

DIETA CETOGÊNICA
pobre em CHO (5% da necessidade diária de calorias), rica em gorduras (hiperlipídica; 80% da necessidade) e normal em proteína (15% da necessidade). Chamada de altera o equilíbrio de eletrólitos (sais), de fluidos corporais, há risco de acidose metabólica, osteoporose e problemas renais.

GLICOSE PARA AS CÉLULAS
O fato é que nossas células precisam de glicose, apesar de algumas serem flexíveis para o uso de outros combustíveis. Por isso, há sempre glicose no sangue (glicemia normal de 70-100mg/dL) e a diminuição pode provocar tontura, desmaio, coma e morte. Os CHO representam 60% do consumo energético diária numa dieta mista ideal, justamente para fornecer a glicose necessária para o sistema nervoso e demais células.

COMPENSAÇÃO DO FÍGADO
Numa situação de jejum prolongado de 6 h ou mais, assim como na situação de consumo pobre de CHO, o fígado e os rins passam a produzir a glicose para manter a glicemia. Isso, ao mesmo tempo em que o fígado lança mão de sua reserva limitada de glicose (o glicogênio) para liberar no sangue. Isto é, quando a glicose não vem de fora, precisa ser produzida pelo próprio corpo. Esse é um mecanismo de segurança para sobrevivência e não uma vantagem metabólica em favor da perda de peso.

MOBILIZAÇÃO DA GORDURA
A gordura acumulada em excesso pode ser eliminada por oxidação, ou seja, usada para produção de energia. A alternativa efetiva é a sucção mecânica em procedimento invasivo que envolve riscos. A primeira etapa para uso da gordura é mobilizá-la (quebrá-la) das reservas. Jejum, dietas pobres em CHO, estresse e exercício físico provocam esses processo. Porém, a etapa da oxidação depende da demanda de energia. Pessoas sedentárias têm demanda limitada de energia e gastam quantidade limitada de gordura. Por outro lado, o exercício físico faz aumentar a demanda e a oxidação de gordura, tornando-a ainda mais eficiente com o treinamento.

DIETAS QUE ILUDEM
Dietas pobres em CHO não têm sustentação em estudos científicos para perda de peso e manutenção em média e longo prazo, mas se mantêm em evidência apenas com nomes criativos e divulgação por influenciadores. Consumir CHO é necessário e importante. Mas é fato que as pessoas devem ser seletivas em priorizar alimentos que contém amido nas quantidades indicadas, deixando de lado (até excluindo) o açúcar, principalmente alimentos ultraprocessados.

 

Dietas pobres em CHO não têm sustentação em estudos científicos para perda de peso, mas são divulgadas por influenciadores.

Referências 

Bueno NB, Melo IS, Oliveira SL, Rocha Ataide T. Very-low-carbohydrate ketogenic diet v. low-fat diet for long-term weight loss: a meta-analysis of randomised controlled trials. Br J Nutr. 2013;110(7):1178-87. http://www.dx.doi.org/10.1017/S0007114513000548

Foster GD, Wyatt HR, Hill JO, ..., Klein S. A randomized trial of a low-carbohydrate diet for obesity. N Engl J Med. 2003;348(21):2082-90. http://www.dx.doi.org/10.1056/NEJMoa022207

Sacks FM, Bray GA, Carey VJ, ..., Williamson DA. Comparison of weight-loss diets with different compositions of fat, protein, and carbohydrates. N Engl J Med. 2009;360(9):859-73. http://www.dx.doi.org/10.1056/NEJMoa0804748

Samaha FF, Iqbal N, Seshadri P, ..., Stern L. A low-carbohydrate as compared with a low-fat diet in severe obesity. N Engl J Med. 2003;348(21):2074-81. http://www.dx.doi.org/10.1056/NEJMoa022637

Shai I, Schwarzfuchs D, Henkin Y, ..., Stampfer MJ; Dietary intervention randomized controlled trial (DIRECT) group. weight loss with a low-carbohydrate, mediterranean, or low-fat diet. N Engl J Med. 2008;359(3):229-41. http://www.dx.doi.org/10.1056/NEJMoa0708681

Publicidade

Veja também