No dia 16 de março, foi celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre a Mudança do Clima para relembrar a sociedade sobre as necessidades da redução dos impactos ambientais. Historicamente, a Revolução Industrial foi um dos maiores catalisadores do aumento da emissão de gases estufa na atmosfera. Vale lembrar que esses gases são essenciais para permitir a vida humana, por ajudarem na manutenção da temperatura do planeta.
O uso indiscriminado de combustíveis fósseis leva a um aumento desses gases na atmosfera, fator que desregula a temperatura terrestre. Especialistas afirmam que as atividades humanas são um dos maiores fatores para esse agravamento. Dentre os gases que mais intensificam o aquecimento global estão o dióxido de carbono e o metano.
Segundo a cientista Talita Assis, “as mudanças climáticas que estão nos preocupando são necessariamente decorrentes de causas antrópicas. Isso foi mostrado pelo 6º relatório do IPCC, ou seja, agora não temos mais dúvidas que essas mudanças estão sendo causadas por causas humanas. Esse é o problema. Porque sobre as mudanças naturais nós não temos controle e elas não afetam de maneira considerável o equilíbrio do planeta. Agora, as mudanças que observamos nesse momento em decorrência do aquecimento global são causadas pelo homem e é isso que tem desestabilizado o clima”.
Segundo a Nasa, o ano de 2022 foi o quinto ano mais quente já registrado. O estudo diz que a temperatura global atingiu 0,89°C acima da média. Este fato entra em concordância com uma previsão, da Organização Meteorológica Mundial, que diz que a Terra deve ficar, pelo menos, 1°C mais quente a cada ano até 2024.
Segundo a ONU, a última década foi a mais quente já registrada. Pensando em limitar e controlar esse aumento da temperatura, o Acordo de Paris decidiu que os países participantes devem apresentar o que são capazes de fazer para limitar o aquecimento global a 1,5ºC por meio do plano de redução de emissões de carbono. Tudo isso através da Contribuição Nacionalmente Determinada, que nada mais é do que uma série de compromissos de descarbonização assumidos por cada país.