Dia Mundial de Doação de Leite Humano é lembrado com faixas e live

Data visa divulgar a importância do gesto para a sociedade, a fim de que outras mães que estejam amamentando se sensibilizem com a situação daqueles bebês que estão internados, muitas vezes prematuros

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/05/2020
Horário 16:43
Cedida - Unidade de Prudente conta atualmente com 60 doadores
Cedida - Unidade de Prudente conta atualmente com 60 doadores

Em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado no dia 19 de maio, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações alusivas à data, como afixação de faixas nas principais avenidas, além de uma live com a participação das doadoras de leite materno.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Monteiro, por conta da pandemia, a campanha não contará com ações presenciais.  Ela lembra que atualmente a unidade de Prudente conta com 60 doadores. Houve redução de em torno de 30% desde o início da pandemia. Segundo ela, para atender a demanda seriam necessárias 80 doadoras.

Conforme a coordenadora, no final e início do ano, é comum ter baixas por conta das férias. Houve oscilação neste período: em dezembro, 64 doadoras. Em janeiro, 54 doadoras. No mês de fevereiro, eram 44 cadastradas. No mês de março, fechou com 58. Agora em abril, são 60 doadoras.

Em relação à programação alusiva ao mês, as doadoras receberão convite para participar de um live no dia 19 de maio, que trará um bate-papo online com temas atualizados junto à equipe de apoio multiprofissional, formada por nutricionista, psicólogo e pediatra.

A live contará com sorteio de brindes, doados pela equipe de trabalho, que conta atualmente com quatro auxiliares de enfermagem, uma médica pediatra, uma enfermeira e os apoiadores, que são nutricionista, psicólogo e fonoaudióloga.

Segundo ela, "a comemoração da data visa desenvolver ações de agradecimentos às doadoras de leite humano e também a divulgação para a sociedade, a fim de que outras mães que estejam amamentando se sensibilizem com a situação daqueles bebês que estão internados, muitas vezes prematuros".

As faixas serão colocadas a partir da próxima semana nas avenidas Washington Luiz (próximo ao Tênis Clube); Ana Jacinta (próximo a Unidade de Saúde da Cohab); e Manoel Goulart (próximo ao Prudenshopping).

 

Serviço

O Banco de Leite Humano, que funcionava no Palácio da Saúde, atualmente está instalado no Ambulatório Médico localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, na Cidade Universitária.

Publicidade

Veja também