“Uma pessoa com dificuldade de perder o excesso de peso deve procurar um profissional para tentar uma vida mais saudável o mais precoce possível”. A orientação é feita pelo médico endocrinologista André Camara, diretor da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional de São Paulo), que atua em Presidente Prudente, às vésperas deste 4 de março, quando é lembrado o Dia Mundial da Obesidade. A data é dedicada à disseminação de conhecimentos sobre a doença e também busca combater o estigma social a respeito do problema.
Ex-docente da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), o endocrinologista, que se formou e fez residência médica na Unesp (Universidade Estadual Paulista), explica que a obesidade, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo, tem causa multifatorial e pode estar relacionada com a genética, hábitos alimentares e qualidade alimentar inadequada, sedentarismo, massa muscular, sono inadequado, ausência de ritmo circadiano definido, stress, ansiedade e até mesmo uso de medicações.
“O excesso de gordura pode levar a uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, síndrome da apneia do sono, aumento de risco de AVC [acidente vascular cerebral] e infarto do miocárdio, doenças ortopédica, entre outras. Sendo assim, manter um peso adequado é fundamental para uma boa saúde”, alerta o médico.
Questionado sobre os cuidados para evitar a doença nos pequenos, o especialista pontua que a reeducação alimentar, exercício físico diário, um bom sono, e controle de stress e ansiedade são fundamentais para toda criança.
“Hábitos adequados devem ser iniciados o mais cedo possível. Boa parte das crianças com obesidade serão adultos com obesidade, pois quanto mais tempo obeso, maior chance de desenvolver doenças relacionadas com obesidade”, esclarece.
“Os mesmos hábitos saudáveis que são fundamentais para a prevenção e tratamento da obesidade são fundamentais para se ter uma vida saudável num contexto geral do termo”, finaliza o médico.
Reprodução/redes sociais
André: “Os mesmos hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção e o tratamento da obesidade”