Dia Internacional da Educação, dia de reflexão!

OPINIÃO - Paula Carneiro

Data 30/04/2024
Horário 05:00

Neste domingo, 28 de abril, comemorou-se o Dia Internacional da Educação, data criada na virada do século, em 2000, durante o Fórum Mundial da Educação. Educação para mim sempre foi essencial! Mais de 80% dos nossos estudantes estão nas escolas públicas brasileiras, por isso toda gestão municipal deve se empenhar na criação de um ciclo de transformação em sua comunidade, auxiliando, não somente seus docentes e discentes, mas toda a comunidade em seu entorno proporcionando práticas alinhadas com a responsabilidade social e a busca pela qualidade de vida. 
Para tanto, é direito de todos terem uma escola mais segura, com vínculos de afeto entre profissionais, crianças e adolescentes e população. E você, pai ou mãe, conhece a escola do seu filho? Participa dela? Pode colaborar em algo para que esta escola se torne melhor? 
Minha contribuição em sala de aula, com a educação infantil, acontece quando aplico e implemento atividades lúdicas, de sequenciamento, de contação de histórias como estímulo da concentração, de jogos e também trabalho muito com materiais de largo alcance, assim a aprendizagem acontece de maneira mais diversificada e eficaz. Outro fato é que procuro aprender e desenvolver-me continuamente participando de cursos, palestras, workshops, faço uso dos meus conhecimentos de coach educacional, enfim procuro acompanhar as mudanças do mundo e propostas da educação. Crianças que têm acesso a uma educação de qualidade recebem as melhores oportunidades no futuro. A educação garante também o desenvolvimento da capacidade crítica entendida como uma forma de transformar a nossa sociedade.
Outrossim, vale destacar a importância da educação em nossos lares, onde ora somos educadores e ora somos aprendizes, sendo considerados temas da educação informal, aquela que ocorre nos espaços de possibilidades educativas do decurso da vida, tendo caráter permanente.
Educação de qualidade é um direito de todos os brasileiros, garantido em nossa Constituição e é uma das grandes metas da humanidade, propostas em 1995 na Assembleia Geral da ONU, com a participação de 193 países. Naquela oportunidade, foram definidos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que representam os grandes focos que a humanidade precisa ter para enfrentar desafios globais, até 2030. Educação de qualidade é um deles. E você, caro leitor, qual contribuição pode deixar a ela?
 

Publicidade

Veja também