Dia dos Namorados: Associação Comercial prevê aumento de até 8% nas vendas

FecomercioSP afirma que faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pela data na região deve crescer 1,1%, R$ 9 milhões a mais em relação a 2023

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 07/06/2024
Horário 04:00
Foto: Freepik
Segmento de eletrônicos, eletrodomésticos e lojas de departamentos deve ter alta de 1,7%
Segmento de eletrônicos, eletrodomésticos e lojas de departamentos deve ter alta de 1,7%

Terceira melhor data comemorativa do ano, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados é considerado importante para o varejo e o movimento em torno dessa expressão de afeto dos brasileiros já é sentido no comércio, com previsão de ser maior neste sábado, quando as lojas estarão abertas das 9h às 17h, e perdurar até o dia 12, quando a data é celebrada. Tais informações são do presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Raul Audi Junior, o qual relata ainda que, independentemente de faixa etária, os casais mantêm a tradição de trocar presentes. “Com base em projeções como a da CNDL [Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas], a Associação Comercial espera um aumento nas vendas de até 8% em relação ao ano passado. Entre as principais opções de presentes devem estar roupas; perfumes, cosméticos e maquiagem; lingeries e peças íntimas; e calçados”, cita.

Ainda sobre as perspectivas de vendas para a data, a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) sinaliza que são “levemente positivas”, na região de Presidente Prudente. Destaca a entidade que, no mês de junho, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pelo Dia dos Namorados deve crescer 1,1% e atingir R$ 813,9 milhões, o que representa R$ 9 milhões a mais em relação ao mesmo período de 2023.

Dentre as cinco atividades selecionadas, quatro devem apresentar crescimento neste mês, mas com taxas moderadas, ressalta a FecomercioSP. O faturamento das farmácias e perfumarias, que vendem alguns dos itens mais procurados para a data, como perfumes, cosméticos e produtos de beleza em geral, deve crescer 2,7%. No caso dos supermercados — que contam com a maior receita entre as atividades varejistas e podem se beneficiar dos casais que optam por celebrar a ocasião em casa, de forma mais íntima e pessoal —, as vendas devem avançar 2,1%. As lojas de vestuário, tecidos e calçados, que também oferecem alguns dos itens mais procurados para a data, devem exibir a maior taxa de crescimento em relação a junho do ano passado: 4,2%. 

Por outro lado, a previsão é que as lojas de móveis e decoração apresentem queda superior a 30%. “Aqui é importante destacar que se trata da atividade de menor faturamento, por isso, é comum variações significativas entre os meses, para cima ou para baixo”, frisa a entidade. Por fim, a expectativa para o segmento de eletrônicos, eletrodomésticos e lojas de departamentos é de leve alta de 1,7% - cujos itens mais buscados devem ser os aparelhos celulares.

“As datas comerciais são muito importantes para o comércio, pois aquecem as vendas e impulsionam a economia. O consumo na região está registrando saldos positivos, e o esperado para o Dia dos Namorados é um aumento entre 4 e 5% para o setor de vestuários e calçados, por exemplo”, afirma o diretor da Fecomercio SP e presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis. “É fundamental que os comerciantes estejam preparados para a data, oferecendo uma variedade de presentes e preços para agradar a todos os gostos”, reforça.

Campanha especial

A Acipp e o Sincomércio lembram que a promoção Mães e Namorados vai premiar consumidores que prestigiarem o comércio de Prudente com R$ 10 mil em vales-compras, que serão sorteados no dia 28 de junho. Para concorrer, basta registrar cupons fiscais de compras, a partir de R$ 50, realizadas nas lojas participantes, no aplicativo da Associação Comercial. “Os consumidores têm muitas opções, com lojas de vários segmentos, que estão identificadas com o material promocional da campanha”, indica Raul Audi. A iniciativa tem patrocínio do Sicoob Paulista, Oeste Saúde e Supermercados Estrela.

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Segundo Raul, movimento no comércio deve ser maior sábado, quando lojas estarão abertas até às 17h

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