Dia do Professor: Da infância até a faculdade

OPINIÃO - Danielle Santos

Data 14/10/2021
Horário 05:00

Você sabia que uma criança é alfabetizada desde a barriga de sua mãe? O simples gesto de colocar uma música para o bebê escutar já é um processo de alfabetização. Daí adiante, o professor se faz presente desde a educação infantil até a faculdade. Nesse sentido, o professor atua constantemente como um mediador, ou seja, um elo entre o ser humano, sua aprendizagem e as suas interações com os objetos a sua volta. 
Na vida dos bebês, a aprendizagem se dá majoritariamente por imitação e observação, por isso é importante que o professor enriqueça o ambiente de aprendizagem com brinquedos e muita contação de histórias, o chamado faz-de-conta, denomine as coisas ao redor do bebê, denomine quantidades. Enquanto crianças, essas experiências devem ser aprimoradas e a experimentação mais estimulada. 
Na fase da infância até a adolescência, o professor atua no sentido de fortalecer o gosto pelas brincadeiras, estimular a criança a falar, ser ouvida, elaborar opiniões sobre os diferentes assuntos, conviver e compartilhar ideias com os seus amiguinhos, fazer contagens, brincar com formas, oferece estímulo ainda maior à leitura, criar com a criança experimentos práticos (quem não se lembra da experiência com o feijãozinho?) e a auxilia a experimentar diferentes manifestações da arte como desenho, música, dança, visita a museus e outros ambientes que despertem a valorização da cultura. 
Já na adolescência, em que já existe a competência para a compreensão de situações mais abstratas, o papel do professor é garantir ao máximo o exercício da autonomia. É nessa fase que é superimportante trazer experiências mais significativas de desenvolvimento de hipóteses, ou seja, aprendizagem por autoria, feira de ciências, contato com cinema, música, artes visuais, debates, gamificação, uso das tecnologias e pesquisa científica. Com isso, o adolescente é preparado para lidar com as suas escolhas e posicionamento no mundo e chega à vida adulta com maiores e melhores possibilidades de desenvolvimento de uma aprendizagem ao longo da vida. 
Na vida adulta, as experiências de aprendizagem são auxiliadas pelo professor como um orientador, ou seja, aquele que mostra os caminhos específicos para a vivência da cidadania. Por isso, é sempre bom lembrar da velha frase: dentistas, médicos, advogados, engenheiros, enfim, todas as profissões, tem o seu valor. Porém, é inegável a contribuição de um professor para todas elas. 
No Brasil, a educação formal, em que um professor é responsável pelos processos de desenvolvimento de uma criança, desde a primeira infância, é um direito constitucional, pertencente às cláusulas pétreas. Todo dia é dia de celebrar o valor que o professor agrega em nossas vidas. 
O mês de outubro tem duas datas representativas desta celebração: o dia 5, em que a Unesco celebra o Dia Mundial dos Professores e o dia 15, data em que se comemora o Dia do Professor no Brasil. Diz a história que a primeira pessoa a propor essa homenagem foi uma parlamentar negra. Importante, pois os parlamentares são representantes do povo. Eu me sinto feliz e representada por esse ato, por ser uma professora e pesquisadora negra, por ser muito grata a todos os meus professores, que contribuíram tanto para transformar a minha história.
 

Publicidade

Veja também