Dia de São Sebastião tem programação especial nesta 2ª

Atividades incluem missas e procissão em comemoração aos 100 anos da primeira paróquia da cidade, fundada a partir da devoção ao santo padroeiro de Prudente

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 19/01/2025
Horário 06:00
Foto: Pascom/Diocese de Prudente
Dia de São Sebastião é lembrado nesta segunda-feira
Dia de São Sebastião é lembrado nesta segunda-feira

A Catedral de Presidente Prudente prepara uma programação especial para comemorar o Dia de São Sebastião, a qual inclui missas, uma procissão pelas ruas centrais e momentos de devoção ao padroeiro. Neste ano, completa-se ainda 100 anos da criação da primeira paróquia da cidade, que levou o nome do santo.

O Monsenhor José Antônio de Lima, padre da Catedral de São Sebastião, compartilhou detalhes à reportagem de O Imparcial sobre as celebrações e a importância do padroeiro para a cidade e a Igreja Católica.

A programação de 2025 começou nessa sexta-feira, com a missa de cura e libertação, às 19h30. Neste sábado, houve uma missa em ação de graças, também às 19h, pela intercessão de São Sebastião. Já neste domingo, serão celebradas as missas regulares com uma ênfase especial na figura do santo.

O grande momento de destaque será nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro, com missas às 8h e 19h, sendo esta última presidida pelo Bispo Dom Benedito. A missa das 19h será seguida pela tradicional procissão que percorre as principais ruas do centro de Presidente Prudente.

A procissão, que visa manifestar a devoção e as súplicas dos fiéis a São Sebastião, começará na Rua Barão do Rio Branco, passando pela Rua José Foz e pelo Calçadão, e terá seu encerramento na Catedral. O Monsenhor José Antônio de Lima fez um convite especial a todos que desejam participar e celebrar a fé em São Sebastião, com a bênção especial pelo centenário da criação da primeira paróquia em Presidente Prudente.

História e significado

O Monsenhor José Antônio de Lima conta que São Sebastião, mártir da Igreja Católica, foi um soldado que se converteu ao cristianismo durante o reinado dos imperadores romanos Diocleciano e Maximiano. “Após se declarar cristão, foi sentenciado à morte por flechadas, mas sobreviveu ao martírio inicial. Recuperado por uma senhora que cuidou dele, Sebastião continuou a pregar sua fé. Ao ser capturado novamente, foi severamente açoitado com bolas de ferro e, desta vez, morto por ordem do imperador. Sua devoção cresceu ao longo da Idade Média e ele passou a ser considerado padroeiro contra pandemias, pestes, fome e guerras”, esclarece o padre. 

Ele explicou que a devoção a São Sebastião se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. Em Presidente Prudente, a escolha de São Sebastião como padroeiro remonta ao ano de 1918, quando os primeiros desbravadores da região estabeleceram uma pequena capela e o elegeram como protetor do povoado. Em 1925, foi fundada a primeira paróquia da cidade, sob sua proteção.

“Neste ano de 2025, a Diocese de Presidente Prudente celebra o centenário da primeira paróquia da cidade, que foi criada em 1925 com São Sebastião como padroeiro. A Catedral e a comunidade católica de Prudente celebram não apenas a memória do santo, mas também o fortalecimento da fé e da tradição ao longo desses cem anos de devoção”.

SERVIÇO

Missas em celebração a São Sebastião

Data: Segunda, 20 de janeiro de 2025
Missas: 8h e 19h
Procissão: A partir das 19h, com início na Rua Barão do Rio Branco, passando pela Rua José Foz, Calçadão e encerramento na Catedral.

Publicidade

Veja também