Nesta sexta-feira, feriado religioso municipal do Dia de São Sebastião, fieis católicos da catedral que leva o nome do santo e também das demais paróquias da Diocese podem participar de duas missas especiais, às 8h e às 19h30, em Presidente Prudente. A solenidade marca a abertura das comemorações do ano do centenário do município (14 de setembro), qual o mártir é padroeiro. O tríduo de preparação que começou na terça-feira encerra hoje, às 19h30.

Catedral fica aberta durante todo o dia para que fiéis façam suas orações
De acordo com o diácono Héliton Bigas, 26 anos, como de costume, na celebração da noite do dia 20, logo após o ato litúrgico, que será presidido pelo bispo dom Benedito Gonçalves dos Santos, concelebrada com outros padres, ocorrerá a tradicional procissão que deve seguir o mesmo percurso do ano passado: sai da catedral, seguindo pelas ruas centrais Barão do Rio Branco e Dr. José Foz passando pelo calçadão e retornando para o encerramento da celebração dentro da igreja.
"É importante para nós católicos celebrar o dia do padroeiro da diocese, que foi um mártir que derramou seu sangue por aquilo que ele acreditava. E o sangue de um mártir sempre se torna semente para novos cristãos", expõe o diácono, que ainda ressalta a questão de
São Sebastião ser clamado por ter sido protetor fervoroso dos cristãos durante toda a sua vida. Motivo que o levou a ser martirizado.
Assim, no Brasil e em diversos outros lugares do mundo, muitos lhe rendem devoção e clamam por sua interseção junto a Cristo Jesus para a solução das mais diversas causas. Mas, principalmente contra males, doenças graves, guerras e conflitos e fome.
Lembrando que a Catedral de São Sebastião fica aberta durante todo o dia para que fiéis possam fazer suas orações.
Perseguição cristã
De acordo com a história, São Sebastião que nasceu no século III d.C (depois de Cristo) em Narvonne, França, forte e piedoso na fé cristã fora criado seguindo o exemplo de sua mãe, mudando-se para Milão (Itália). Ele virou um soldado do império romano e por sua bravura ganhou muito prestigio do imperador Diocleciano. A ponto de ser nomeado por este, comandante de sua guarda pessoal.
Outro soldado contou ao imperador que o jovem Sebastião era um cristão e ao ter a confirmação de sua própria boca, o jovem foi perseguido.
Quando o encontraram o despiram, amarraram-no a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Ali no descampado o abandonaram afim de que Sebastião sangrasse até a morte.
Mas, uma mulher, Irene, o encontrou, foi ao seu encontro, retirou uma a uma as flechas, levou-o para sua casa e cuidou dele. Recuperado, Sebastião voltou ao governador e reafirmando a sua fé lhe pediu para que não perseguisse mais os cristãos. Ignorando, o imperador então, pela segunda vez determina que o soldado seja martirizado, desta vez com bolas de chumbo amarradas com tiras de couro.
A força da fé
A devoção a São Sebastião veio para o Brasil da Europa, pelos portugueses. Diversas são as cidades que o tem como padroeiro.
Diz ainda a história que, para impedir que o corpo de São Sebastião fosse venerado pelos cristãos, a ordem foi de que o jogassem num esgoto público de Roma. E assim foi feito. Porém, uma piedosa mulher, Santa Luciana, o sepultou nas catacumbas. Mais tarde, as relíquias do santo foram solenemente transportadas para uma basílica construída pelo imperador Constantino, e lá estão até hoje.
Na época da transladação dos restos mortais desse mártir, uma terrível peste assolava Roma, onde muitas pessoas morreram. Entretanto, tal epidemia desapareceu a partir da daquele momento. O que explica os clamores de intercessão a ele, contra a peste, fome e guerra.
ORAÇÃO
(fonte: padrereginaldomanzotti.org.br)
São Sebastião, rogai por nós.
São Sebastião, rogai por nós.
São Sebastião, rogai por nós.
Ó glorioso mártir São Sebastião, vós que derramastes vosso sangue e destes a vossa vida em testemunho da fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos, o ter, o poder e o prazer.
Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé.
Ó Deus eterno, que pela intercessão de São Sebastião vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contágio da peste, atendei hoje nossas súplicas que confiantes vos apresentamos.
Socorrei-nos em nossas necessidades, alivie-nos nas nossas angústias, livre-nos das enchentes, da seca e estiagem, proteja os agricultores e guarde as lavouras.
Pedimos também, ó glorioso São Sebastião, curai os doentes e livrai-nos do contágio.
São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por nós!
São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por nós!
São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por nós!
Amém.