O comércio prudentino, principalmente, o segmento de brinquedos e artigos infantis, tem a expectativa reforçada para o Dia das Crianças, na próxima quarta-feira. De acordo com o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), os comerciantes sempre ficam esperançosos com as datas comerciais e a próxima data é uma destas ocasiões, já que é última comemorativa antes do Natal. “Para todo o segundo semestre existe uma esperança de aumento das vendas, principalmente com a chegada do final do ano, as contratações temporárias e o pagamento do 13º salário que influenciam no aumento das vendas”, relata o presidente da entidade, Vitalino Crellis.
Para Crellis, o atual cenário é propício para que os comerciantes invistam em promoções, fidelizem clientes e renovem o estoque para a nova temporada. “O Dia das Crianças, por exemplo, é uma data que agita as lojas do segmento, com brinquedos e artigos infantis, porém, todo o comércio se beneficia com a ida das famílias ao comércio, na intenção de comprar o presente da criançada”, relata o presidente do Sincomércio. Neste sábado, as lojas do comércio central funcionam até às 17h.
Conforme a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), pesquisas do comércio apontam para um desempenho de vendas superior ao do ano passado. “Dentre os fatores de aquecimento das vendas estão os benefícios sociais pagos pelo governo federal e o crescimento do emprego”, pontua o presidente da associação, Raul Audi Junior, o qual confidencia que Acipp e Sincomércio trarão, em breve, novidades de uma grande ação para incentivar o consumo e aquecer as vendas de fim de ano. “Uma campanha de porte, que se estenderá até o início de 2024”, adianta.
A gerente de vendas da loja de brinquedos Pirlimpimpim, na região central de Prudente, Pamela Delatorre, relata que a expectativa para o mês de outubro, com o Dias das Crianças, sempre aumenta, já que a demanda no 1º semestre é, geralmente, “mais tranquila”. “A expectativa para o outubro é muito boa. Brinquedos de mídia, com alusão a filmes da Disney e de desenhos de canais fechados, são os que mais têm saído. Tem crescido bastante”, aponta a gerente.
Conforme Pamela, o movimento de clientes deve começar a aumentar neste final de semana e estender-se até o Dia das Crianças. “Acredito que vai melhorar a partir desta sexta, final de semana e nos dias até o feriado. Felizmente ou infelizmente, o pessoal acaba deixando para a última hora”, comenta.
Foto: Ariane Balbino/Sincomércio
Expectativa do comércio é que vendas para Dia das Crianças aumentem a partir deste sábado