O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe ocorre hoje, e só em Presidente Prudente 28 salas de vacinação estarão abertas para a população, das 8h às 17h, para todos os públicos beneficiados pela campanha. Só no início desta semana, mais de 18 mil doses foram aplicadas.
De acordo com a diretora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, a taxa de cobertura permanece baixa em alguns grupos, principalmente o de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com uma imunização de 28,2% da população nessa faixa etária. Entre idosos, o percentual é de 63,8%, e entre gestantes e puérperas, o índice de cobertura está em 42,3% e 56,6%, respectivamente.
Em PP, taxa de cobertura de imunização permanece baixa em alguns grupos prioritários
A campanha de vacinação segue até o dia 26 de maio, quando deverão ser vacinadas, em todo o Brasil, 54,2 milhões de pessoas que integram o público-alvo. O dia de mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação dos grupos prioritários.
Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais; além dos professores, que são a novidade deste ano.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS (Sistema Único de Saúde) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela OMS para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). A dose demora, pelo menos, 15 dias para fazer efeito, por isso a importância de se vacinar o quanto antes para não ter contato com o vírus.
Profissionais imunizados
A partir de hoje, também poderão receber as vacinas os funcionários do Poupatempo, dos Correios, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar. Estes grupos deverão estar identificados com crachá ou holerite.
SALAS DE VACINAÇÃO EM PRUDENTE:
01- CENTRO DE SAÚDE I PRESIDENTE PRUDENTE
02- UBS II JARDIM SÃO PEDRO
03- UBS II COHAB
04- UBS II JARDIM BELO HORIZONTE
05- UBS II PARQUE CEDRAL
06- UBS II JARDIM GUANABARA
07- UBS II VILA NOVA PRUDENTE
08- ESF ALVORADA
09- UBS II VILA REAL
10- UBS II JARDIM SANTANA
11-ESF VILA MARCONDES
12- UBS II SÃO JUDAS TADEU
13- UBS ANA JACINTA
14- UBS II BRASIL NOVO
15- ESF MONTALVÃO
16- ESF FLORESTA DO SUL
17-ESF ENEIDA
18- ESF AMELIÓPOLIS
19-ESF HUMBERTO SALVADOR I E II
20- ESF MORADA DO SOL
21-ESF SÃO PEDRO
22- ESF PRIMAVERA
23- ESF JARDIM CAMBUCI
24-ESF JOÃO DOMINGOS NETO
25-ESF JARDIM LEONOR
26-ESF MARACANÃ
27-ESF MARÉ MANSA
28-CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO
Fonte: Vigilância Epidemiológica Municipal