Cada dia temos novidades nas ciências, especialmente na medicina.
Pensarmos que existe uma relação íntima entre cérebro e intestino parece coisa inimaginável. Mas, é verdade! São bem “íntimos”. Os dois estão interligados através de neurônios e substâncias químicas como, por exemplo, a serotonina. Portanto, você cuidando bem do cérebro você cuidará bem do seu intestino, e vice-versa.
Então vamos a algumas dicas?
Consuma uma dieta rica em fibras:
As fibras alimentares são essenciais para a saúde do intestino, pois promovem o crescimento de bactérias benéficas. Alimentos como frutas, legumes, grãos integrais e leguminosas. Na terceira idade, é importante que filhos, netos e cuidadores estimulem a consumir estes alimentos.
Inclua probióticos na sua alimentação:
Probióticos são micro-organismos benéficos para o intestino. Os mais simples são os iogurtes e alimentos fermentados. Mesmo sabendo que não faz parte do hábito da maioria dos idosos, adicionar regularmente estes produtos, com certeza, vai melhorar a saúde.
Hidrate-se:
Beber bastante água precisa ser o suficiente, dois litros, isto mesmo, dois litros durante o dia, para manter o equilíbrio hídrico no corpo, inclusive no intestino. Com certeza, o intestino vai melhorar, especialmente por produzir fezes menos secas.
Consuma ácidos graxos ômega-3:
Peixes, como salmão e sardinha, que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Mesmo o Brasil tendo muitos rios e uma costa marítima imensa, o hábito da população não é propicio a estes alimentos. Mas é preciso adicionar aos poucos.
Exercite-se regularmente:
A atividade física não apenas ajuda na circulação sanguínea, mas também estimula a liberação de substâncias químicas benéficas para o cérebro.
Reduza o estresse:
O estresse crônico pode afetar negativamente o intestino e o cérebro. Práticas como meditação e ioga são úteis.
Durma bem:
O sono é vital para a saúde cerebral e intestinal. Mantenha uma rotina de sono com horário regular para dormir e acordar.
Evite alimentos processados e açúcares refinados. Especialmente linguiça, salsicha, bacon. Esses alimentos podem causar inflamação e perturbar o equilíbrio das bactérias intestinais.
Mantenha um peso saudável:
O excesso de peso está associado a problemas intestinais, osteoarticulares e pode afetar a função cerebral. E finalmente:
Mantenha-se mentalmente ativo:
Exercitar o cérebro por meio de jogos ou ginástica para o cérebro ajuda a preservar a função cognitiva.